Faltando menos de 12 meses para as eleições de 2022, o ex-presidente aumentou sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de 12 para 17 pontos, de tal forma que vence com folga tendo 48% dos votos, enquanto Bolsonaro perde ao ter apenas 31% dos votos. A pesquisa de opinião Ideia/Exame foi divulgada nesta sexta-feira (12), onde foram ouvidos 1.200 entrevistados ouvidos entre as últimas terça (9) e quinta-feira (11). A revista Exame lembra que em julho, esta distância entre os dois era de 12 pontos percentuais.
“Lula lidera todos os cenários de intenção de voto estimulada. Suas fortalezas seguem as mesmas: classe popular de baixa renda, fortemente concentrada no Nordeste. Todavia, a variável mais relevante é a intenção de voto espontânea (quando não são apresentadas alternativas). Esses são os respondentes que concentram os eleitores mais fiéis de Lula e Bolsonaro. E é esse o dado que ainda mostra uma desconexão de grande parte do eleitorado,com quase 45% que não conseguem verbalizar um nome sequer de um presidenciável”, diz Maurício Moura, fundador do Ideia, instituto especializado em opinião pública.
Bolsonaro lidera o índice de rejeição com 44%. O Instituto fez um extrato dos entrevistados que declararam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum e observou que: Os que pertencem às classes D e E (52%); Os que vivem no Sul (47%); Os que vivem no Sudeste (43%); Os que têm de 30 a 39 anos (46%) e os Católicos (44%). O levantamento ainda quis saber como votariam os eleitores em um eventual cenário de segundo turno entre Lula x Jair Bolsonaro, onde a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%., onde ficou Lula (48%), Bolsonaro (31%), Branco/nula (16%) e Não sabem (5%).
Lula bate Moro nas urnas
Já em um hipotético segundo turno entre Lula e Sério Moro, a pesquisa apurou que Lula vence às eleições presidenciais com 47% e Moro perde com 25%, com uma taxa de 24% de votos nulos e 4% que não sabem. Em outra hipótese de segundo turno entre Lula e o governador paulista João Dória, o petista vence com 50% dos votos e Dória perde com 22%, a mesma quantidade de votos em branco (22%), com 6% que declararam não sabe.
Para a pergunta “Em sua opinião, quem vencerá as eleições presidenciais de 2022?”. Um total de 35% dos entrevistados não teve dúvida em afirmar que Lula vencerá a eleição presidencial de 2022, enquanto outros 21% disseram que será Bolsonaro. Outros 11% disseram que o vencedor será Ciro Gomes e apenas 1% afirmaram que o vencedor será Moro, o mesmo percentual que disse que o ganhador será Eduardo Leite.
“Improvável Bolsonaro reverter esse cenário”
A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados “Em 2022 teremos eleições para presidente da República. Em sua opinião, o presidente Jair Bolsonaro merece ser reeleito?”. Foram 64% que responderam não, com 29% que disseram sim e 7% afirmaram que não sabem.
“Os pilares de rejeição e a reprovação do presidente Jair Bolsonaro seguem bastante firmes. A avaliação ruim ou péssima segue acima de 50%. A nossa experiência de opinião pública mostra que é muito improvável reverter esse cenário. Além disso, quase dois terços dos brasileiros acreditam que o presidente não merece continuar. Um número bastante superlativo e que mostra o grau de dificuldade de reeleição”, diz Maurício Moura, fundador do Ideia.