Entre os milhares de vítimas da Luzzano Condutores Elétricos do Brasil, a fábrica de fios elétricos de baixa qualidade e que provocam risco de aquecimento e de incêndio, além de elevar o consumo de energia elétrica, está o Pronto Atendimento e a Unidade de Saúde de Flexal II, localizado na Rua da Liberdade, s/nº, Flexal II, em Cariacica. O município, que tem quatro PA’s, o dobro de Viitória, a capital governada pelo bolsonarista Lorenzo Pazolini (Republicanos), está redirecionando os pacientes para os outros três PA’s e as demais unidades de saúde.
Em comunicado à população, a Prefeitura de Cariacica informa que a unidade de Flexal II está fechada desde às 19 horas da última sexta-feira (12) “para adequações em suas instalações elétricas, em cumprimento à determinação de interdição feita pela Polícia Civil no âmbito das investigações da Operação Elétron”. A Prefeitura foi uma das vítimas da fábrica de fios e condutores elétricos a Luzzano Condutores Elétricos do Brasil, instalada na Rua Boa Bista, atrás do Vitória Apart Hospital, em Boa Vista II, no município da Serra e que foi fechada pelas autoridades policiais em agosto último.
Na sua nota, a Prefeitura de Cariacica lembra que “audo do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), realizado em conjunto com a Polícia Civil, aponta irregularidades na fabricação da fiação utilizada nas duas unidades e que podem colocar em risco a população e os servidores”. “Os atendimentos de urgência e emergência serão remanejados para os outros PA’s do município: Trevo de Alto Lage, Bela Vista e Nova Rosa da Penha I. Os atendimentos realizados na UBS também serão remanejados para outro local próximo que será divulgado ainda na próxima semana”.
‘Os pacientes já agendados para a próxima terça-feira, dia 16 de novembro, terão suas consultas remarcadas para os próximos dias. Os demais pacientes serão avisados com antecedência. A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica reitera que a medida se faz necessária para a segurança de todos”, afirma a Prefeitura.
O Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos (Sindicel) alerta que a Luzzano, que vendia fios abaixo das especificações técnicas, para enganar o consumidor enganou o consumidor comum, hospitais, escolas, construtoras. O Sindicek alerta que os fios da Luzzano podem causar incêndios. O dono da Luzzano, que é morador da Praia do Canto, continua preso no presídio de Viana, sem direito a fiança, por já ter cometido o mesmo crime anteriormente.
Pacientes de Cariacica podem ir aos outros 3 PA’s:
Pronto Atendimento de Bela Vista
Endereço: Rua Blumenau, s/nº, Bela Vista
Horário de Atendimento: Todos os dias, das 7 às 17h
Serviços oferecidos: Urgência e emergência, Clínica Médica, Pediatria e Odontologia.
Telefone: 3354-7054 / 3388-1372
Pronto Atendimento Monsenhor Rômulo Neves Balestrero (PA do Trevo)
Endereço: Rodovia José Sette, Km 0, Alto Lage
Horário de Atendimento: 24 horas
Serviços oferecidos: Urgência e emergência em Clínica Médica e Odontológica, Farmácia, atendimento com clínico geral e pediatra, raios X, Serviço Social e salas de repouso masculino e feminino
Telefones: 3346-1152 (atendimento infantil) / 3346-1151 (atendimento adulto)
Pronto Atendimento de Nova Rosa da Penha I
Endereço: Rua Quinze, Quadra 12, Nova Rosa da Penha I
Horário de Atendimento: Todos os dias, das 7 às 17h
Serviços oferecidos: Urgência e emergência, Clínica Médica, Pediatria e Odontologia
Telefones: 3354-7002 / 3354-7070