Serão colocados à disposição dos eleitores 12 nomes, que serão reduzidos para seis no próximo dia 20 quando será enviada lista sêxtupla para o TJES, que por sua vez reduzirá para três candidatos, a ter um nome escolhido pelo governador Casagrande
No próximo dia 14 a seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) vai colocar em votação dos advogados inscritos na entidade os 12 nomes de advogados para o preenchimento de vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) destinada á categoria. Após os escrutínio os seis mais votados vão formar uma lista sêxtupla a ser encaminhada no dia 20 deste mês ao TJES.
Somente no final do primeiro trimestre do ano que vem, após o recesso forense e da posse de novo presidente no TJES, é que os atuais desembargadores vão selecionar dos seis nomes enviados pela OAB-ES o nome de três, a serem submetidos à apreciação do governador Renato Casagrande (PSB). A escolha é política e será o governador quem dirá quem Serpa o desembargador que representará os advogados capixabas. Foram 35 advogados inscritos e desse total foram selecionados 12 em uma Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da OAB-ES, realizada nesta última terça-feira (30).
“Essa é a primeira Sessão Extraordinária após a reeleição por mais três anos. Gostaria de registrar a minha felicidade em estar aqui e agradecer essa oportunidade e falar a vocês que o Quinto não foi nos dado. O Quinto foi exigido pela OAB-ES. Tivemos que exigir e ir ao CNJ. É importante que os 35 homens e mulheres que estão aqui tenham ciência da nossa luta institucional e que num momento breve isso não tenha que ser executado. Queria agradecer aqui e parabenizar os 35 que já são vitoriosos, todos e todas. A Ordem os abraça e os acolhe”, disse o presidente da entidade, José Carlos Rizk Filho.
Quem são os 12 escolhidos entre os 35 concorrentes
Os 12 nomes a serem encaminhados para o TJES são: Alexandre Puppim, Américo Soares Mignone, Anderson Sant’Ana Pedra,.Elisa Helena Lesqueves Galante, Erfen José Ribeiro Santos, João Batista Dalllapiccola Sampaio, Luciano Olímpio Rhem da Silva, Raphael Americano Câmara, Ricardo Macedo Peçanha, Rodrigo Marques de Abreu Júdice, Samir Furtado Nemer e Vinícius Pinheiro de Sant’Anna.