fbpx
Início > Mutirão de Cirurgias Eletivas: mais de 41 mil procedimentos foram realizados no ES em 6 meses

Mutirão de Cirurgias Eletivas: mais de 41 mil procedimentos foram realizados no ES em 6 meses

As especialidades que tiveram o maior número de cirurgias foram: oftalmologia, com 18.772 realizações; cirurgia geral, com 3.334; ortopedia, com 2.337 e cirurgia vascular, com 1.528

A Secretaria de Saúde destaca que as cirurgias somente foram possíveis com o aumento da vacinação contra Covid | Foto: Sesa-ES

Nos últimos meses, o Espírito Santo apresentou uma redução no número de casos, internações e óbitos causados pela Covid-19, e com isso alguns serviços da saúde – interrompidos durante a pandemia para enfrentamento ao novo Coronavírus – são retomados gradativamente como, por exemplo, as cirurgias eletivas.  Entre 1° de junho e 05 de dezembro de 2021, foram realizadas 41.789 cirurgias em solo capixaba.

No mesmo período foram registradas 125.367 consultas especializadas, além de 208.945 exames feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Os números foram apresentados pelo governador do Estado, Renato Casagrande, nesta quarta-feira (08) durante uma live em suas redes sociais.

Demanda reprimida

A ação faz parte do ‘Mutirão de Cirurgias Eletivas’ anunciado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em junho deste ano e visa diminuir a demanda reprimida e assegurar que o tempo de espera para os procedimentos seja de acordo com a necessidade de cada paciente. A expectativa é que sejam realizados 50 mil cirurgias eletivas, 150.000 consultas especializadas e 250.000 exames até o final de dezembro.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destaca a importância da estratégia estadual na realização do mutirão e o acompanhamento mensal das metas estabelecidas. “O planejamento do Governo do Estado para a volta das cirurgias eletivas foi essencial para alcançarmos os números de hoje. Estamos trabalhando para que todos os procedimentos interrompidos sejam realizados em tempo oportuno. Para garantir o melhor atendimento à população, fazemos uma análise mensal das metas, demandas e execução do trabalho”, ressaltou Nésio Fernandes.

Entre as especialidades com maior índice de produção no Estado estão: oftalmologia, com 18.772 realizações; cirurgia geral, com 3.334; ortopedia, com 2.337 e cirurgia vascular, com 1.528 demandas executadas.

A iniciativa ocorre em parceria com as Secretaria Municipais de Saúde dos 78 municípios capixabas; 13 unidades hospitalares da rede própria; 13 hospitais contratualizados; Unidades da Rede Cuidar, os Centros de Referência de Especialidades e as Superintendências Regionais de Saúde.