fbpx
Início > Bancários estão indo às feiras livres para denunciar privatização do Banestes Seguros idealizada por Casagrande

Bancários estão indo às feiras livres para denunciar privatização do Banestes Seguros idealizada por Casagrande

Com barraca personalizada, Sindicato dos Bancários ocupou a tradicional feira livre de Jardim da Penha levando materiais e abaixo-assinado contra a privatização da Banestes Seguros

Sindibancários está colhendo assinaturas para abaixo-assinado contra a privatização em feiras livres | Foto: Sindibancários-ES

O Comitê em Defesa do Banestes Público e Estadual, coordenado pelo Sindibancários-ES, foi à feira livre de Jardim da Penha para dialogar com a população sobre a ameaça de privatização da Banestes Seguros. A ação marcou o início da coleta de assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado ao governador Renato Casagrande pedindo a manutenção da seguradora como subsidiária pública do Banestes.

O Comitê montou uma tenda personalizada onde era possível acessar os materiais da campanha, que foram distribuídos ao longo de toda a manhã. Na avaliação de Jonas Freire, diretor do Sindicato, a população foi muito receptiva e encampou a luta contra a privatização da Banestes Seguros.

“Colhemos mais de 300 assinaturas em poucas horas e recebemos inúmeras declarações de apoio. Foi muito bom poder conversar com as pessoas e esclarecer sobre o processo de privatização em curso. A população capixaba se preocupa com o Banestes e valoriza o banco como patrimônio público. Sabe, portanto, que privatizar a Banestes Seguros trará prejuízo aos capixabas. Chamar a venda de ‘parceria’, como vem fazendo o governo do Estado, não vai convencer a população”, salientou Jonas.

Depoimento de uma cliente da Banestes Seguros contra a privatização | Vídeo: Sindibancários-ES

Depoimento de cliente da Banestes Seguros

Helena Cariello, funcionária aposentada do Tribunal de Justiça, foi uma das pessoas que declararam apoio à Campanha. “Sou cliente do Banestes desde 1990 e tenho seguro no Banestes há anos. Sinto uma confiança total nesse empreendimento que é do banco do Estado e gostaria que ele continuasse público. Até hoje eu não tenho do que reclamar. A segurança e a transparência desse seguro é primordial para nós capixabas. Vamos fazer com que a Banestes Seguros continue pública”, disse.

O Comitê em Defesa do Banestes Público e Estadual iniciou novas ações em prol da seguradora. A proposta é levar a campanha para um número cada vez maior de pessoas, como explica Jonas Freire. “Além de ocupar as feiras livres, faremos panfletagens nas praias durante o verão e vamos fortalecer a divulgação do abaixo-assinado nas agências do Banestes. Quanto mais capixabas subscreverem o documento, mais forte será nossa reivindicação junto ao governador. Precisamos mostrar que os capixabas não concordam com essa privatização”, conclui Jonas.