A variante mais contagiante do novo coronavírus surgida no Sul da África , já está presente no Espírito Santo e o seu contágio não ocorre mais com pessoas vindas do exterior, mas já considerado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) como sendo transmissão local. O primeiro caso foi detectado em Vitória, a capital do Estado e foi comunicado oficialmente pelo secretário da Saúde, Nésio Fernandes.
A descoberta ocorreu durante treinamento das equipes do Lacen (Laboratório Central), “onde foi identificado a situação da variante Ômicron no Estado do Espírito Santo”, disse o secretário. Ele informou que se trata de um caso no município de Vitória. “Uma transmissão comunitária”, afirmou. Por enquanto não há medidas de proteção à população, que vem sendo obrigada a se locomover em ônibus superlotados do sistema Transcol e sem janelas, por ter um deficiente sistema de ar condicionado nos ônibus. Ainda ontem, passageiros de uma linha que ia de Campo Grande para Carapina, em um ônibus abarrotado de pessoas espremidas umas às outras reclamavam do intenso calor e da incapacidade do sistema de ar refrigerar.
Em seguida a Sesa informou que a primeira amostra positiva para a variante Ômicron no Estado se trata de paciente do sexo feminino, 40 anos, moradora de Vitória, que na época do exame apresentou sintomas como febre, dor de garganta e coriza. “As normas vigentes estabelecem o rastreamento de contatos visando a ruptura da cadeia de transmissão de quaisquer variantes do vírus. O Estado garante a plena capacidade de testagem das amostras enviadas pelos municípios. Cabe destacar que esse caso foi devidamente notificado no Sistema de Informação para a Vigilância em Saúde”, disse a Sesa.
A Secretaria ressaltou que, “seguindo a estratégia de vigilância genômica, foram enviadas à Fiocruz cerca de 250 amostras e aguarda resultado dos sequenciamentos genéticos. Não havendo possibilidade de nexo com caso índice de paciente confirmado com a nova variante da Covid-19, trata-se de transmissão comunitária do SARS-CoV-2 pela Ômicron”.
“Tempestade está à vista”, diz OMS
A variante Ômicron vem ganhando terreno na Europa, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que informa que a Ômicron elevou o número de novos casos de Covid-19 na Europa fazendo com que esteja 40% maior do que no mesmo período do ano passado. Somente na semana passada, o continente chegou a registrar 2,6 milhões de novos infectados e 27 mil mortes. “Uma tempestade está à vista”, disse diretor da OMS Europa, Hans Henri Kluge, segundo informações a respeito da nova variante distribuídas pela OMS para a imprensa.