fbpx
Início > Linhares retira famílias de área de inundação do Rio Doce, que ultrapassará 7 metros nas próximas horas

Linhares retira famílias de área de inundação do Rio Doce, que ultrapassará 7 metros nas próximas horas

O Serviço Geológico do Brasil, órgão federal que presta informações às Defesas Civil de todo o país, adverte que o Rio Doce já ultrapassou a cota de inundação e que vai continuar se elevando e ultrapassará 7 metros nas próximas horas

Rio Doce em Linhares na manhã desta quarta-feira | Foto: Prefeitura de Linhares

O nível do Rio Doce subiu para 5,26 metros conforme último boletim da Defesa Civil Municipal de Linhares. A previsão é de que na manhã desta quarta-feira, dia 12, atinja a marca de 5,30 metros. Não chove no município desde domingo (9), mas as cheias do Rio Doce têm sido em decorrência das chuvas incidentes sobre a Bacia do Doce, em Minas Gerais, principalmente na Usina de Mascarenhas, em Baixo Guandu, cuja vazão de água está em 5 mil metros cúbicos por segundo.

Na manhã desta quarta-feira (121), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram o resgate de duas famílias que residem em uma fazenda às margens do Rio Doce. Já são nove famílias da comunidade do Olaria – 18 adultos e oito crianças -, estão abrigadas no ginásio poliesportivo do bairro Conceição, recebendo atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Outras duas famílias do Olaria estão desalojadas e se encontram na casa de parentes.

A Defesa Civil Municipal de Linhares mantém um esquema de plantão 24 horas. Em situações de emergência ou calamidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e em casos extremos de urgência no 193, do Corpo de Bombeiro. Já a Prefeitura de Colatina optou pelo silêncio sobre as cheias do Rio Doce e até a manhã desta quarta–feira ainda não liberou nenhum comunicado.

Rio Doce vai ultrapassar 7 metros

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) informa que a bacia que compreende municípios do estado do Espírito Santo, como Linhares e Colatina já houve a ultrapassagem da cota de inundação e devem continuar subindo. A previsão é que o rio Doce ultrapasse 7 metros em Colatina nas próximas horas. O órgão federal disse que está monitorando as cheias que atingem a região Sudeste.

Mais dois municípios de Minas Gerais atingiram a cota de inundação na tarde desta última terça-feira, (11). Na bacia do rio das Velhas, o município de Jequitibá deve subir, ultrapassando a cota de inundação nas próximas horas, superando 12m. Em Santo Hipólito, falta menos de 10 cm para o rio transbordar. Isso deve ocorrer próximo às 14h, ao superar 7,50m, de acordo com o último boletim.

No Norte de Minas os municípios na calha do rio São Francisco que já inundaram apresentam tendência de subida de níveis nas próximas horas. Pirapora entrou nesta madrugada em cota de inundação, somando-se aos municípios de Pedras de Maria da Cruz, São Francisco e São Romão.

De acordo com o último boletim, na bacia do Rio Doce, o número de municípios inundados com previsão para os rios continuarem subindo reduziu. Em Minas Gerais estão em cota de inundação e com tendência de elevação dos níveis nas próximas horas. Governador Valadares, Tumiritinga, Galiléia, Resplendor, Conselheiro Pena, Aimorés e Baixo Guandu.

Neste final de semana, fortes chuvas causaram a elevação rápida dos rios das bacias hidrográficas do Doce, Muriaé, Pomba, Velhas e do São Francisco. Os dados completos e atualizados sobre a atual situação de todas as estações de monitoramento podem ser consultados no SACE. Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo SGB-CPRM e demais parceiros.