fbpx
Início > Estado e prefeituras ignoram quarta onda do Covid e Sindipublicos denuncia propagação de Covid no Detran

Estado e prefeituras ignoram quarta onda do Covid e Sindipublicos denuncia propagação de Covid no Detran

No Espírito Santo, políticos em campanha eleitoral antecipada promovem shows gospel, com multidão sem distanciamento social e com a maioria sem o uso de máscaras

Apesar de o contágio da Ômiron ser avassalador, no ES autoridades ignoram a 4ª onda do Covid | Foto: Reprodução/Internet

A forma como o governo do Estado e as prefeituras vem ignorando a necessidade de adoção de medidas drásticas, para evitar aglomeração e disseminação da quarta onda da pandemia do Covid, levou ao Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos-ES) está denunciando o relaxamento dos cuidados para evitar a propagação da Covid-19. Os sindicalistas apontam para o Detran-ES e relatam que os servidores do Detran vêm denunciando o relaxamento dos cuidados para evitar a propagação da Covid-19 e Influenza por parte da autarquia.

“Recentemente vários servidores foram afastados por suspeita ou contágio e o próprio diretor-geral, Givaldo Vieira, testou positivo para a Covid-19 deixando ainda mais preocupados os demais servidores que atuam nas unidades da autarquia”, afirmam os sindicalistas do Sindipúblicos. Somado ao aumento expressivo no número de casos de Covid e Influenza, o Sindipúblicos encaminhou ofício ao Detran cobrando retorno as medidas de prevenção à pandemia.

O Sindicato solicita que seja garantida todas as medidas necessárias para a prevenção ao contágio por coronavírus nos locais de prestação de serviços do Detran; a retomada das medidas de redução de circulação e aglomeração de servidores públicos, adoção de trabalho remoto, revezamento de trabalhadores, atendimento mediante agendamento e preferência aos serviços prestados online. Além disso, orienta que seja exigida a vacinação de servidores e do público usuário dos serviços, condicionando-se o atendimento presencial nas repartições públicas à apresentação do certificado de vacinação.

Sedu ignora Ômicron e anuncia aulas presenciais

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) ignora por completo a quarta onda do Covid, alimentada pela variante Ômicron e anuncia que está prosseguindo normalmente com o seu planejamento para a volta às aulas presenciais no próximo dia 3 de fevereiro. Esse é o calendário aprovado pelo atual governo do PSB de Renato Casagrande. Apesar de a variante Ômicron ser altamente contagiante e a necessidade de as pessoas utilizarem máscaras especiais, e mais caras, a Sedu diz que está “mantendo nas escolas da rede estadual todas as medidas preventivas de acordo com os protocolos já definidos”.

O mesmo desleixo ocorre com as prefeituras da Região Metropolitana de Vitória. Em Cariacica, onde o prefeito Euclério Sampaio (DEM) onde os moradores, insatisfeitos com o aumento abusivo do IPTU e onde querem protestar, o acusam de ter assinado um decreto proibindo aglomeração e carro de som “por causa do Covid”, a Secretaria Municipal de Educação ignora a pandemia. A Prefeitura de Cariacica garante que A Prefeitura de Cariacica informou que, a princípio, está mantido o retorno na data prevista, que a volta às aulas presenciais está confirmada para o dia 8 de fevereiro.

Em Vila Velha, onde o prefeito Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldnho (Podemos) ignorou a pandemia e promoveu uma mega aglomeração no último réveillon com a queima de fogos, não é diferente. As aulas presenciais vão voltar normalmente no próximo dia 7 de fevereiro e diz que é exigido o uso de máscaras, embora não tenha detalhado se é a proteção mais cara e que a de pano esteja proibida. Viana é outro município onde as aulas presenciais se iniciam no dia 7, mesmo com a pandemia com a variante Ômicron acelerando no Espírito Santo.

Vitória, como era de se esperar, o crescimento recorde de casos de Covid a cada dia é ignorado. A municipalidade da capital garante que as aulas presenciais também vão ser iniciadas no dia 7 de fevereiro. O descaso com o crescimento dos casos não é só no Detran ou na rede de ensino público, mas principalmente nos ônibus do sistema Transcol, sem janelas e com ar condicionado insuficiente para o Verão local. Por deficiência na oferta de ônibus, os veículos somente circulam superlotados e é um dos principais locais para a infecção pelo Covid e pelo surto de gripe.

No último final de semana,. políticos se apresentaram em Castelo Branco, Cariacica, como “cantores” gospel | Vídeo: Redes sociais

Políticos promovem aglomeração na Grande Vitória

Não é novidade o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibir antecipação de campanha eleitoral, mas como a penalidade é insignificante, os políticos e principalmente os profissionais da política, ignoram as regras eleitorais e a quarta onda do Covid. É o que vem ocorrendo em todo o Espírito Santo e alguns políticos que ocupam cargos, principalmente do executivo, são os que evitam adotar medidas sérias para a contenção de aglomerações, uma vez que sãos os primeiros a promover aglutinação de grande número de pessoas.

No último final de semana, um ex-vereador e um ex-deputado estadual, ambos derrotados nas eleições de 2020 e de 2018, respectivamente, mas com cargos comissionados na Prefeitura de Cariacica, promoveram aglomeração no último final de semana\ no Bairro Castelo Branco. Os dois se apresentaram como “cantores” de louvores e mestres de cerimônia de um culto evangélico em praça pública. Uma multidão, sem distanciamento e com a maioria absoluta sem o uso de máscaras, participara do show gospel com os cantores em campanha eleitoral antecipada.