fbpx
Início > Negacionista da Saúde, que assinou nota condenando vacina contra Covid e elogiando cloroquina, é capixaba

Negacionista da Saúde, que assinou nota condenando vacina contra Covid e elogiando cloroquina, é capixaba

Dois anos após o início da pandemia, quando o mundo da ciência acreditava que estava pacificado a questão sobre a ineficácia da cloroquina, eis que o oftalmologista capixaba Hélio Angotti Neto volta condenar a vacina e elogiar o medicamento idolatrado pela extrema-direita, que não tem nenhuma eficácia científica contra o Covid

Médico bolsonarista condena vacina contra Covid e elogia cloroquina, dois anos após início da pandemia | Foto: Instagram

Na última semana o evangélico capixaba Hélio Angotti-Neto envergonhou o Brasil ao assinar, na condição de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde do governo Bolsonaro a Nota Técnica Nº 2/2022-SCTIE/MS, onde nega a ciência e diz que a crendice do presidente Jair Bolsonaro (PL) na condenada cloroquina para tratamento do Covid-19 é o que cura o vírus. Angotti Neto, que é um dos conselheiros do também negacionista da ciência e do vírus do Covid, o Conselho Federal de Medicina (CVFM), jogou no lixo o diploma de médico que obteve na Ufes, entre os anos de 1997 – 2002, apenas para mostrar fidelidade a uma pessoa que não tem nenhum estudo universitário, o atual presidente.

Na nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde (MS)e feita sob o comando do médico formado pela universidade capixaba, tinha sido feita osob encomenda direta de Bolsonaro ao seu capataz do MS, Marcelo Queiroga, para barrar as diretrizes que contraindicam o uso do chamado “kit Covid” e classificar a hidroxicloroquina “como eficaz para o tratamento contra a covid-19 e afirmar que as vacinas não demonstram a mesma efetividade, contrariando uma série de estudos e orientações sanitárias pelo mundo”. O absurdo desafio à ciência foi tão grande que parlamentarfes federais querem a exoneração do chefe de Hélio Angotti, o atual ministro bolsonarista Queioga. Leia a íntegra do documento negacionista à vacina conrta Covid assinado pelo membro do Conselho Federal de Medicina e subalterno do ministro bolsonarista da Saúde, Marcelo Queiroga, em arquivo PDF:

Nota_tecnica_n2_2022_SCTIE-MS

Registrado como médico no CRM capixaba

A nota foi assinada apenas pelo capitão do mato capixaba apenas com o intuito de barrar as diretrizes que contraindicam o “kit Covid” no tratamento ambulatorial e hospitalar da doença e outras duas normas, mantendo o Brasil nas trevas da extrema direita sem leitura e que acredita em curandeirismo através de um medicamento condenado pela ciência e pala Organização Mundial da Saúde (OMS). O negacionista da vacina é registrado como médico no Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), sob o número CRM-ES 7517.

A tabela onde o capixaba explicitamente condena a vacina e elogia a cloroquina | Reprodução da Nota Técnica 2/2022 MS

 Na nota técnica, o capixaba que já trabalhou como médico Oftalmologista da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) de 2014 a 2016, nas gestões dos então governadores Renato Casagrande e Paulo Hartung, apresenta uma tabela onde coloca a hidroxicloroquina, medicamento com ineficácia comprovada contra o novo coronavírus, em oposição às vacinas, que já se demonstraram eficientes para reduzir os casos graves e as mortes pela doença no Brasil e em outros países. E diz, sem medo de ser criticado como incompetente, de que a hidroxicloroquina, remédio para combater malária, é melhor do que a vacina contra o Covid-19.

Angotti Neto é membro atuante da Igreja Presbiteriana de Colatna (ES), onde ganhou o título, naquela instituição evangélica, de presbítero. A Igreja Presbiteriana, a mesma instituição religiosa do bolsonarista ministro da Educação de Bolsonaro, Milton Ribeiro, traz em seu site oficial diversas referências elogiosas ao médico negacionista da vacina contra Covid. A Igreja Presbiteriana realiza sistemática divulgação dos trabalhos do capixaba que elogiou a cloroquina, dois anos após a pandemia, inclusive de um debate contra o aborto feito pelo oftalmologista do Espírito Santo, com o título “Disbioética 3 – O Extermínio do amanhã (aborto) – Presbítero. Dr. Hélio Angotti Neto”. Clique aqui e veja a página oficial da Igreja Presbiteriana de Colatina (ES) falando da condenação do seu presbítero Angotti Neto ao aborto.

Indicação política do astrólogo Olavo de Carvalho

De acordo com parlamentares federais, o negacionista da vacina contra Covid foi para o cargo do Ministério da Saúde por indicação do astrólogo e guru do presidente Bolsonaro, o também sem curso universitário Olavo de Carvalho. Ele conseguiu o emprego de secretário do SCTIE após a CPI da Pandemia ter comprovado o envolvimento corrupto na compra de remédios pelo então indicado, o empresário Carlos Wizard. Olavo de Carvalho pediu a vaga para o capixaba e prontamente Bolsonaro atendeu e mandou o capataz do MS assinar a nomeação. O médico de Colatina possui um blog pessoal e um canal de Youtube sobre medicina e filosofia, nos quais faz diversas referências a Olavo.

O médico capixaba seguiu as ordens do negacionista Bolsonaro e ignorou a ciência | Foto: governo federal

Hélio Angotti Neto trabalhou na Federação das Indústrias do Espírito Santo de 2009 a 2011, durante a gestão do ex-presidente Lucas Izoton Vieira, como médico oftalmologista celestista SESI – Departamento Regional do Espírito Santo. Uma das explicações do Conselho Federal de Medicina (CFM) ser negacionista ao Covid está no fato de que Hélio Angotti Neto é um dos conselheiros. Ele atua no CFM desde 2020 e não desvinculou o mandato para ocupar o cargo político no MS. NO CFM atua nas Comissão Interna, Enquadramento Funcional: Membro de Comissões Internas.

CURRÍCULO DO NEGACIONISTA DA VACINA Hélio Angotti-Neto:

Doutorado em Medicina

2007 – 2011

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo

Título: Avaliação do fluxo venoso na veia oftálmica superior nos diferentes estádios e formas da orbitopatia de Graves

Mário Luiz Ribeiro Monteiro. Palavras-chave: Órbita; Oftalmologia; graves.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Oftalmologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Administração Pública

2020 – Atual

Fundação Getúlio Vargas

Título: , Ano de Obtenção:

Orientador: A definir

Palavras-chave: Administração Pública.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação.

Especialização – Residência médica

2003 – 2006

Universidade de São Paulo

Residência médica em: OftalmologiaNúmero do registro: 36/95. Bolsista do(a): FUNDAP, FUNDAP, Brasil.

Graduação em andamento em Filosofia

2020 – Atual

Universidade Católica de Brasília

Graduação em Medicina

1997 – 2002

Universidade Federal do Espírito Santo

Ensino Médio (2º grau)

1996 – 1996

Centro Educacional Charles Darwin (colégio da elite econômica de Vitória e Vila Velha)

Ensino Médio (2º grau)

1994 – 1995

Colégio Nossa Senhora da Penha – Marista (colégio católico conservador, em Colatina-ES)

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 – 1993

Colégio Nossa Senhora da Penha – Marista (colégio católico conservador, em Colatina-ES)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2020 – Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário Nacional da SCTIE/MS, Carga horária: 40

Secretário Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde.

2019 – 2020

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do DEGES – DAS 101.5, Carga horária: 40:

Diretor do Departamento de Gestão da Educação (DEGES) na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS).

2021 – Atual (Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc, empresa de ensino particular de Colatina-ES)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3

Outras informações:

Professor de Medicina Baseada em Evidências

2012 – 2018

Centro Universitário do Espírito Santo ((Unesc, empresa de ensino particular de Colatina-ES)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Medicina, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:

Coordenador do Curso de Medicina Coordenador do Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina Docente do Curso de Medicina

2011 – 2018

Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc, empresa de ensino particular de Colatina-ES)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 36

12/2012 – 12/2018

Direção e administração, Campus Colatina – Curso de Medicina.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Medicina. Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oftalmologia, Habilidades e Atitudes Médicas, Módulos temáticos específicos.

2006 – 2007

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo

Vínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Médico Preceptor, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Médico Preceptor da Residência Médica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atividades desenvolvidas: ensino dos residentes e coordenação da residência médica. Atuação nas especialidades de Retina Cirúrgica e Clínica, Catarata e Órbita. Professor Titular do Período: Newton Kara-José.

2014 – 2016

Secretaria de Saude do Estado do Espírito Santo (nos governos de Renato Casagrande e Paulo Hartung)

Vínculo: Enquadramento Funcional: Médico Oftalmologista, Carga horária: 20

2009 – 2011

SESI – Departamento Regional do Espírito Santo (na gestão do ex-presidente da Findes, Lucas Izoton Vieira)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico Oftalmologista, Carga horária: 20

2016 – 2018

Hospital Maternidade São José – Colatina (ES)

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente da Comissão de Bioética, Carga horária: 3

Indicado como Coordenador da Comissão de Bioética do Hospital Maternidade são José / UNESC – Centro Universitário do Espírito Santo. Eleito Presidente da Comissão em setembro de 2016 para o mandato de 2 (dois) anos.

2008 – 2009

Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba

Vínculo: Médico Assistente, Enquadramento Funcional: Médico Assistente, Carga horária: 30

Atuação no ensino de Retina, Órbita e Catarata dos Residentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba. Desenvolve atividades ambulatoriais, cirúrgicas e didáticas.

2010 – 2012

Universidade Federal do Espírito Santo (na gestão dos ex-reitores  Rubens Sergio Rasseli (2004-2007) e (2008-2011)e Reinaldo Centoducatte (07/2011 – 12/2018)

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Médico Assistente, Carga horária: 20

2020 – Atual

Conselho Federal de Medicina

Vínculo: Membro de Comissão Interna, Enquadramento Funcional: Membro de Comissões Internas do CFM

Atividades:

06/2020

Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara Técnica de Bioética.,Cargo ou função, Membro Efetivo.

01/2020

Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Nacional Pró-SUS.,Cargo ou função, Membro da Comissão Nacional Pró-SUS.

01/2020

Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Educação Médica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Educação Médica.

2019 – Atual

Universidade Nove de Julho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:

Atua produzindo conteúdo pedagógico para preceptores do Curso de Medicina e desenvolvendo o Seminário de Filosofia Aplicada à Medicina.

2019 – Atual

Hospital Oftalmológico de Brasília

Vínculo: CNPJ, Enquadramento Funcional: Médico

Outras informações:

Atende nas áreas de Oftalmologia Geral, Retina Clínica, Neuro-Oftalmologia e Órbita.