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Cobrança de pedágio na BR 262, entre Vitória e BH é adiada. Data do novo leilão será divulgada

O novo cronograma do certame será informado em breve pela ANTT

Com a suspensão o bolso do usuário fica aliviado por mais uns meses | Foto: ANTT/Divulgação

O aumento da despesa do capixaba que precisa utilizar a BR 262, para favorecer o lucro de grupos empresariais interessados em explorar a concessão da rodovia com cobrança de pedágio, foi adiado. O edital para a realização do leilão, que já previa a cobrança de pedágio ainda neste ano, foi suspenso. Segundo nota divulgada à imprensa pelo Ministério da Infraestrurura do governo Bolsonaro, o “processo licitatório referente ao edital de concessão da BR 381/262/MG/ES será remodelado para garantir investimentos robustos, com tarifas justas e com mecanismos modernos que contemplem todas as obras do trecho”.

Estão previstas seis praças de cobrança de pedágio entre Vitória e Belo Horizonte, e vice-versa, sendo que três cabines de faturamento serão dentro do Espírito Santo. Uma dentro da região metropolitana de Vitória, mais precisamente em Viana. As outras duas em Domingos Martins e em Ibatiba. A exploração do uso da rodovia pelo motorista, que já sofre com o aumento abusivo no preço dos combustíveis, desemprego recorde e a queda da renda, devido à política econômica do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorre em um dos piores momentos da economia brasileira.

Projeto prioritário de Bolsonaro

Na nota, o Ministério de Bolsonaro diz: que a privatização é um  “projeto prioritário no Governo Federal”. E complementa dizendo que o sistema rodoviário BR-381/262/MG/ES representa importante papel dentro do complexo viário brasileiro. “O modelo será aprimorado e adaptado nos próximos meses, a exemplo do que ocorreu anteriormente, quando foram adicionados mecanismos para mitigação de riscos”, complementa.

Na nota ainda é lembrado que “a BR-381/262/MG/ES é um importante via para o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de município de matrizes econômicas diversificadas. Pelas rodovias integrantes da concessão circulam produtos destinados aos portos do estado do Espírito Santo, além de abastecer com produtos cidades importantes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul”.

Entre Vitória (ES) e Belo Horiznte (MG) haverá seis cabines para a cobrança de pedágio | Imagem: Mapa/ANTT

Negócio lucrativo

A ANTT garante em sua documentação que o negócio é lucrativo e tem a projeção de oferecer ao investidor uma Taxa Interna de Retorno (TIR):8,47%. O critério de julgamento do leilão, cuja data ainda não está definida, é para o grupo empresarial que oferecer a “menor tarifa, (deságio limitado)”. Para aguçar o interesse de grandes conglomerados empresariais que atuam na exploração de pedágios, a ANTT exalta o atrativo da cobrança de pedágio na BR 262.

“O sistema rodoviário BR-381/262/MG/ES representa importante papel dentro do complexo viário brasileiro, por permitir a interligação entre estados brasileiros e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e industriais de município de matrizes econômicas diversificadas. Pelas rodovias integrantes da concessão circulam produtos destinados aos portos do estado do Espírito Santo, além de abastecer com produtos cidades importantes dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, diz a ANTT.