O mutirão de vacinação contra o novo coronavírus para o ´público infantil vai ocorrer nesta próxima sexta-feira (11) e sábado (12). A campanha vai ocorrer em 63 dos 78 municípios capixabas e serão oferecidas 65 mil doses
r
A imunização das crianças contra a Covid-19 é um importante processo no enfrentamento à pandemia. Com o intuito de incentivar o ato e aumentar a cobertura vacinal, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), vai promover, na próxima sexta-feira (11) e sábado (12), o mutirão de vacinação para o público infantil de 05 a 11 anos.
Durante os dois dias da ação, que é realizada em parceria com os municípios capixabas, serão ofertadas, aproximadamente, 65 mil doses, distribuídas nas regiões Metropolitana, Central, Norte e Sul.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou a eficácia das vacinas disponíveis no Brasil para imunização da população contra a doença e a mobilização para alcançar toda a população pediátrica apta do Estado.
“É essencial os responsáveis por nossas crianças estarem atentos à importância, necessidade e segurança da vacinação nesse público. Nós pactuamos com os municípios para que a mobilização no mutirão seja intensa, onde durante toda semana realizaremos lives e entrevistas para abordar esse assunto. A ideia é tirar as dúvidas sobre a aplicação das doses e reforçar a segurança das mesmas, para que dessa forma seja possível combater as notícias falsas que têm prejudicado a imunização dessa faixa etária em nosso Estado”, ressaltou o secretário.
Os responsáveis que acompanharem os menores de idade e estiverem com alguma dose em atraso também poderão ser vacinados e manter o esquema vacinal em dia. A população terá acesso ao serviço em locais e horários estratégicos pré-definidos pelos gestores municipais.
Até a manhã desta segunda-feira (07), de acordo com dados disponibilizados na Plataforma Vacina e Confia, 145.461 crianças entre 05 e 11 anos foram vacinadas no Espírito Santo, representando 37% do público-alvo que é de, aproximadamente, 393.089 pessoas.
Diminuição dos indicadores de Covid-19 com avanço da vacinação
Com o avanço da imunização em solo capixaba, foi registrado uma redução dos indicadores de casos e óbitos pela doença. De acordo com o Painel Covid-19, de janeiro de 2022 até esse domingo (06), o Estado somava 391.193 casos confirmados pela doença e 850 óbitos, com letalidade de 0,2%.
Já em 2021, foram confirmados pouco mais de 365.700 casos, com 8.076 óbitos e uma letalidade de 2,20%, sendo que 74% dos óbitos em 2021 aconteceram nos cinco primeiros meses, período no qual a vacinação ainda era destinada a pequenos grupos, devido à escassez de imunizantes.
Até a tarde desta segunda-feira (07), 3.302.157 pessoas haviam recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo. Considerando a segunda dose, dose de reforço e a dose única, já foram aplicadas mais de 7,5 milhões de doses em todo o Estado.
Covid-19 no público infantil do Espírito Santo
Desde o início da pandemia da Covid-19 no Estado, foram registrados 35.061 casos confirmados na faixa etária entre 05 e 11 anos. Com relação aos óbitos, o Estado registrou seis mortes pela infecção do vírus nessa faixa etária.
Municípios que realizarão mutirão de vacinação nesta sexta-feira (11) e sábado (12):
REGIÃO SUL
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivácqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Divino de São Louranço
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
REGIÃO METROPOLITANA
Afonso Cláudio
Aracruz
Brejetuba
Cariacica
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Itarana
João Neiva
Laranja da Terra
Marechal Floriano
Santa Teresa
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória
REGIÃO CENTRAL
Águia Branca
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Colatina
Governador Lindenberg
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Pancas
Rio Bananal
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Roque do Canaã
Sooretama
Vila Valério
REGIÃO NORTE
Água Doce do Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Ecoporanga
Jaguaré
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus
Vila Pavão
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo