Foi eleita e tomou posse nesta última quarta-feira (23), em Assembleia, a nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a gestão 2022/2023. O secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, foi eleito por unanimidade, presidente do Conselho.
Ao se despedir do cargo que ocupou por dois anos, o então presidente do Conass Carlos Lula, secretário de Estado da Saúde do Maranhão, enalteceu o esforço dos seus pares na condução do enfrentamento da pandemia. “Conseguimos nos unir e olhar mais para as nossas semelhanças do que para as nossas diferenças e assim, estabelecemos a bandeira do SUS como a bandeira que de fato importa”.
Pandemia
Para ele, a pandemia mostrou que quanto mais unidos, mais forte é o colegiado dos secretários. Lula ponderou que as divergências são válidas e necessárias em uma democracia, mas observou que até mesmo para divergir é preciso ter inteligência.
Ele agradeceu aos secretários a oportunidade de ter caminhado e trilhado um caminho de resiliência e responsabilidade. “Nós marcamos uma parte da história desse Conselho, inclusive em relação ao que representamos hoje para a sociedade. Nunca estivemos tão próximo das pessoas e isso traz uma responsabilidade grande para todos que continuarão essa missão. Que vocês continuem fazendo do Conass essa instituição que o Brasil se orgulha”.
O presidente eleito, Nésio Fernandes, enalteceu a qualidade técnica do Conass que, em construção cotidiana diante dos desafios de saúde que estão postos, entrega resultados para o Brasil e para o SUS como os que foram entregues no enfrentamento da pandemia. “Este Conselho tem sido fundamental na resistência à pandemia e no fortalecimento do SUS. A eleição é um passo importante na continuidade da atuação da nossa instituição”, afirmou.
Fernandes parabenizou a condução de Carlos Lula frente à instituição e afirmou que ele imprimiu de maneira clara a figura do gestor sanitarista. “Você assumiu este desafio de fazer a engrenagem do SUS funcionar e fez isso muito bem”, destacou.
Desafio
Para o presidente eleito, estar à frente do Conass é um desafio, principalmente porque a pandemia ainda não acabou. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Viva o SUS e viva os gestores brasileiros que sem dúvida nenhuma salvaram milhares de vida”.
“Até agosto, com o debate da emergência; setembro/novembro a apresentação da agenda do CONASS aos presidenciáveis e no pós-eleições construir a transição para as pautas que deverão ser aprovadas na primeira tripartite de janeiro. Durante esses ciclos precisamos resgatar a tripartite como espaço da agenda estratégica do SUS, como espaço de pontes e unidade e não de tensões unilaterais. Vamos precisar ouvir a sociedade e as instituições em todos os grandes temas da saúde pública do Brasil”, afirmou Nésio Fernandes.
Confira abaixo a composição da Diretoria do Conass – Gestão 2022/2023
Presidente: Nésio Fernandes de Medeiros Junior – SES/ES
Vice-Presidentes:
Região Norte: Juan Mendes Da Silva – SES/AP
Região Nordeste: Cipriano Maia de Vasconcelos – SES/RN
Região Sudeste: Fábio Baccheretti Vitor – SES/MG
Região Sul: cargo a definir
Região Centro Oeste: cargo a definir
Comissão Fiscal – Titulares
André Longo – SES/PE
Cecilia Smith Lorenzon Basso – SES/RR
Paula Augusta Maia de Faria Mariano – SES/AC
Comissão Fiscal – Suplentes
Cargos a definir
Representantes do Conass na Agência Nacional de Saúde
Titular: Alexandre Chiepp – SES/RJ
Suplente: René Santos (Conass)
Representantes do Conass no Conselho Consultivo da Anvisa
Titular: Jean Gorinchteyn – SES/SP
Suplente: Maria Cecília (Conass)
Secretário Executivo: Jurandi Frutuoso