fbpx
Início > Servidores e aposentados da Prefeitura de Vitória mostram insatisfação com Pazolini durante protesto

Servidores e aposentados da Prefeitura de Vitória mostram insatisfação com Pazolini durante protesto

Servidores da ativa e aposentados da PMV mostram sua indignação com o atual prefeito de Vitória | Foto: YouTube

Diante da destruição que o governo bolsonarista do prefeito Lorenzo Pazolini vem promovendo nas conquistas dos trabalhadores da ativa e nos aposentados da Prefeitura de Vitória (PMV), a categoria realizou uma manifestação nesta última sexta-feira na porta da municipalidade. O desastre da atual administração municipal, uma das piores na história centenária da Capital capixaba, também vem prejudicando os moradores com ineficiência no atendimento médico e no abandono do Centro Histórico de Vitória.

Com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi) e da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas do Município de Vitória (Assim) foi feita uma convocação para a manifestação. O ato ocorreu nesta sexta-feira (1º), às 9 horas, em frente à PMV. A justificativa para a realização do protesto, de acordo com participantes, ocorreu devido à intransigência de Pazolini, que do mesmo jeito que não dialoga com a população, faz o mesmo com os servidores municipais.

Servidorees e aposentados durante protesto na frente da Prefeitura de Vitória | Vídeo: YouTube

Perdas salariais acima de 30%

Além de não repor as perdas inflacionárias, que ocorrem no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem ele apoia, o atual prefeito ainda promove uma apropriação de 14% nos salários dos servidores que se aposentaram, de 14%. Eles garantem que a apropriação do dinheiro dos aposentados, pelo prefeito bolsonarista, é indevida, ilegal e até criminosa. Mas, faz isso embasado na votação de uma autorização dada por vereadores bolsonarista, que formam a maioria da Câmara Municipal.

“Atenção servidoras/es da ativa! Acumulamos perdas salariais superiores a 30% nos últimos anos. Em 2022, o aumento dos itens da cesta básica cresce constantemente, (como) gasolina, roupa, e tudo mais. Até o momento, Vitória que é capital do Estado (que) não se pronuncia sobre recompor os salários das/os servidoras/es, enquanto demais municípios da Grande Vitória já anunciaram (com) aumento de ticket, reposição parcial da inflação acumulada”, disse o Sindsmuvi

No Facebook, o mesmo Sndsmuvi relatou que em Vitória, “durante a campanha, o então candidato a prefeito afirmou que iria dialogar com os servidores, mas isso não ocorreu”. “Na contramão temos espaços de trabalhos sucateados, aumento de imposições, desconstrução de conquistas coletivas. Se você servidor/a também está cansado/a, é hora de dar um basta!   “, alertou a entidade sindical através do Facebook.