fbpx
Início > Vereador evangélico e bolsonarista de Vitória (ES) quer o fim do carnaval de rua e de desfiles com recursos públicos

Vereador evangélico e bolsonarista de Vitória (ES) quer o fim do carnaval de rua e de desfiles com recursos públicos

A proposta do vereador é acabar com recursos públicos no carnaval de rua e em desfiles de escolas de samba. Sem verba pública, o carnaval de rua morre no Centro de Vitória. O prejudicado é o turismo e a economia | Foto: Arquivo/PMV

Sem noção da importância do Carnaval para a atividade turística e econômica para o município, como um estímulo para a geração de empregos temporários com maior fluxo de turistas, aumento na atividade hoteleira e comercial, o vereador evangélico e bolsonarista Davi Esmael (PSD) quer o fim dos repasses de recursos públicos para o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba. Esmael, que é o presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, protocolou na manhã desta segunda-feira (11) o Pedido de Indicação 3.019/2022.

Na sua solicitação, encaminhada ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ele pede “que o Município de Vitória cesse a destinação de recursos públicos para o custeio dos gastos com o carnaval realizado no Sambão do Povo e nas ruas da Cidade de Vitória”. O tradicional carnaval de rua do Centro Histórico de Vitóiria, que vem sendo afetado negativamente desde que esse vereador ganhou posição de destaque na gestão anterior do prefeito Luciano Rezende (Cidadania), vem entrando em declínio.

Na sua justificativa, Davi Esmael não fala sobre o seu posicionamento religioso contra o Carnaval. “O custeio de tudo o quanto necessário à garantia dos direitos fundamentais impõe ao Poder Público, por princípio, a eleição de prioridades na destinação dos recursos públicos, a fim de assegurar à população a oferta dos direitos sociais estabelecidos no art. 6º e parágrafo único da Constituição Federal”, alega. Leia a seguir o mais recente trabalho do IJSN sobre a importância de atrativos turísticos para dinamizar o emprego e renda, em arquivo PDF:

TD59-Economia-do-turismo

Dogmas religiosos e criticas de carnavalescos e de economistas

Carnavalescos e dirigentes de blocos que desfilam nas ruas do Centro acusam o vereador de querer impor os dogmas ultraconservadores de sua posição evangélica sobre os cidadãos de Vitória. A falta de conhecimento econômico do vereador é também criticada por economistas, ao alegarem que Davi Esmael não conhece a importância do carnaval para ampliar a atividade turística, que é geradora de emprego e renda.

O dinheiro publico gasto com o Carnaval é um investimento, porque ajuda a dinamizar a economia do turismo e retorna com maior recolhimentode impostos, ensinam economistas. O Instituo Jones dos Santos Neves (IJSN) lançou o estudo intitulado “A economia do turismo no Espírito Santo” e no documento consta a importância dos atrativos turísticos, como o Carnaval, para captar fluxos turísticos. O documento foca em economia e não em conceitos religiosos xiitas.

“Na ótica econômica, a definição do turismo refere-se a soma das operações, principalmente de natureza econômica, que estão diretamente relacionadas com a entrada, permanência e deslocamento dos visitantes para uma região (BENI apud NODARI, 2002). A economia do turismo pode ser definida como o estudo de como a sociedade emprega recursos para produzir bens e serviços com a finalidade de satisfazer a necessidade dos turistas”, diz trecho do documento do IJSN.