No final da noite do próximo dia 15 e início da madrugada do dia 16 ocorrerá o maior eclipse lunar da década. O evento, conhecido como Lua de Sangue, durará 5h19min e em Vitória (ES) a sombra total ocorrerá às 1h13 do dia 16
Juntamente com o retorno das aulas presenciais, a Ufes reabriu o Gaturama Observatório Astronômico (GOA), que está disponível para receber a comunidade universitária, estudantes da educação básica e o público em geral. É oferecido observações dos principais astros por meio de telescópios. O destaque da programação de reabertura é a Sexta Astro, que, todas as sextas, das 18h30 às 21 horas, oferece possibilidade de os participantes reconhecerem as principais constelações do outono e dos astros como as nebulosas de Orion e Eta Carina, os aglomerados Caixinha de Joias e Ômega Centauro, e o sistema Alpha Centauro.
Uma visita ao GOA também pode ser agendada por estudantes da educação básica, Organizações Não Governamentais e demais interessados, em grupos de até 40 pessoas, por meio de formulário online. Na ocasião, será realizada uma apresentação de cerca de 30 minutos, mostrando as estações do ano, as fases da Lua e os eclipses, complementada com o aplicativo de planetário Stellarium. Após isso, se o tempo permitir, serão realizadas observações dos astros ou do sol.
Segundo o coordenador do Observatório, Márcio Malacarne, é importante disponibilizar o conhecimento em Astronomia para todos os públicos, já que os telescópios robóticos, como os do GOA, são ferramentas de inclusão digital e estimuladoras do conhecimento científico interdisciplinar, aliando a Astronomia à Robótica, Computação, Matemática, Física, Química, Artes, Geografia, História e Filosofia, aguçando a curiosidade das pessoas pelo cosmos e pela tecnologia.
“A ciência prática é vista como a melhor rota para a inovação tecnológica. Nesse sentido, a Astronomia tem um papel único e encantador de ajudar as pessoas a dominar as habilidades e técnicas dessa ciência”, explica Malacarne. O GOA está localizado no Centro de Ciências Exatas, no campus de Goiabeiras. Mais informações em www.astro.ufes.br/.
Maior elipse lunar da década
Conhecido como Lua de Sangue, o eclipse previsto para ocorrer entre a noite do próximo dia 15 e a madrugada do dia 16 poderá ser visto em várias partes do planeta, inclusive no Espírito Santo e em todo o Brasil. O eclipse lunar ocorre costumeiramente com a Lula cheia, quando o satélite está do lado oposto da Terra em relação ao Sol. É quando a sombra da Terra atinge a Lua. É a hora de as pessoas ignorantes e com pouca cultura, que acreditam que a Terra é plana, ver a esfera do nosso planeta sobre a Lua.
A Lua está a uma distância média da Terra de 384,4 mil quilômetros, com temperatura média de -53,1, apesar de variar entre -173,1°C e com máxima de 116,9°C. A rotação da Lua, ou seja, o giro que ela dá em torno do próprio eixo até concluir uma volta completa em torno da Terra, dura 27 dias, 7 horas e 43 minutos. Pesquisadores da Ufes dizem que no dia 15 a penumbra da Terra começará a atingir a Lua às às 23h28 e às 0h29 ocorre o início da totalidade do eclipse. O máximo do eclipse acontecerá à 1h13, com o final dessa totalidade à 1h54. À 2h55 marca o momento em que a sombra da Terra deixa de ser visível sobre a Lua e é o final do eclipse, embora a penumbra da Terra continuará ofuscando levemente a Lua até às 3h51, quando efetivamente acaba o evento.