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Secretaria de Turismo promove capacitação de gestores municipais e regionais em captação de recursos


Muitos prefeitos, principalmente os que estão exercendo o cargo de administrador municipal pela primeira vez, desconhecem como obter fontes de recursos externas para promover o desenvolvimento turístico de sua cidade ou regionalmente


A Setur está oferecendo treinamento a gestores municipais e regionais para que possam obter recursos de fontes externas para a promoção do turismo | Foto: Arquivo/Setur

Muitos municípios possuem potencialidades turísticas, mas a divulgação para a busca de turistas e, consequentemente do aumento de renda e de emprego na cidade, se esbarra com a falta de recursos municipais. Sem dinheiro, não é possível promover o potencial do turismo. Mas, para solucionar isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está mostrando o caminho das pedras, para capacitar os gestores e com isso dar a eles a oportunidade para obtenção de recursos de fontes externas.

Um bom exemplo ocorreu na Prefeitura de Vitória (PMV), em 2009, na gestão do ex-prefeito João Coser. O turismo da cidade era gerenciado pela então Companhia de Desenvolvimento de Vitória, a CDV e que é a atual CDTIV. A empresa municipal descobriu que o Ministério do Turismo tinha aberto uma linha de financiamento inovadora para a produção e instalação de sinalização turística interpretativa. Vitória foi o primeiro município do Brasil a se habilitar e conseguiu da União R$ 3,14 milhões (que om a correção inflacionária equivale atualmente a R$ 7,12 milhões).

Em 2009 a Prefeitura de Vitória descobriu que seria possível obter recursos da União para criar o projeto de instalação das Placas de Sinalização Turísticas Naquela ocasião o governo Federal custeou 79,44% do projeto | Foto: Arquivo

Pelo convênio firmado, a PMV entrou com R$ 880 mil (equivalente nos dias atuais a R$ 1,84 milhão) e desenvolveu o projeto no valor total de R$ 4,28 milhões (atuais R$ 8,97 milhões). Foram instaladas 45 placas de lâmina de aço e acrílico, no espaço urbano compreendido entre a Vila Rubim e o Clube Saldanha da Gama.  As localizações das placas, principalmente em frente aos monumentos históricos, observaram as normas de visibilidade, formas e impacto no ambiente e nos fluxos normais da cidade definidas pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística. Vitória foi a primeira cidade do Brasil a ter essas placas.

Pólos definidos pela Setur

Foi iniciado nesta semana o 3º Módulo da Capacitação para Gestores Municipais e Regionais de Turismo e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O tema deste ciclo é “Captação de recursos voltados ao desenvolvimento turístico regional”. O primeiro encontro aconteceu no município de Jaguaré e os próximos estão previstos para Alegre, Itaguaçu e Vitória.

Os polos foram definidos atendendo os municípios do Norte, Sul, região serrana e região Metropolitana da Grande Vitória, facilitando o acesso dos interessados ao polo mais próximo. Ao todo, estão sendo ofertadas 120 vagas, sendo 30 por polo.

“A capacitação traz um conteúdo muito valioso para os gestores e lideranças regionais. É fundamental o apoio dos municípios na participação de seus gestores nestes encontros para o fortalecimento do turismo capixaba”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

O secretário destacou ainda que o conteúdo apresentado no curso dará, principalmente às instâncias de governança, conhecimento para buscarem recursos para execução de seus projetos.

O curso é ministrado pelo professor Vinnicius Ventura, empreendedor Social, palestrante e consultor em Captação de Recursos (Fundraising), Gestão de Projetos, Planejamento e Investimento social privado, fundador e CEO da VMV Captação e Desenvolvimento institucional, especialista em Gestão Pública pela UFV e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Entre os temas a serem tratados, o destaque são as formas legais de captar recursos, seja por emenda parlamentar, recursos federais, chamamentos, recursos de investimento social privado. Também serão debatidos comunicação, engajamento, mobilização e Marketing digital relacionado a causa.

Inscrições

As inscrições são on-line. Em Alegre, os encontros acontecem de 18 a 20 de maio e a inscrição pode ser feita clicando neste link.

Já em Itaguaçu, os encontros acontecem entre os dias 13 e 15 de junho. A inscrição pode ser feita clicando neste link .

Em Vitória, o encontro está previsto para os dias 1º, 02 e 03 de junho. As inscrições podem ser feitas clicando neste link