fbpx
Início > Pesquisa da Quaest aponta no primeiro turno o ex-presidente Lula com 46% e Bolsonaro com 29%

Pesquisa da Quaest aponta no primeiro turno o ex-presidente Lula com 46% e Bolsonaro com 29%

Lula lidera com folga a corrida pela Presidência, segundo nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira | Foto: Ricardo Stuckert

Em nova pesquisa realizada pelo Quaest/Genial, que foi divulgada nesta quarta-feira (11) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com chances de vitória no primeiro turno da eleição presidencial a ser realizada em 2 de outubro. Lula está com 46% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar com 29%. O percentual apurado para o ex-presidente Lula supera a soma dos demais candidatos que estão na disputa presidencial, que totaliza 44%.

A pesquisa possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que também indica a probabilidade de vir a ocorrer um segundo turno. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro lugar com 7%, seguido de André Janones (3%), João Doria (3%), Simone Tebet (1%), Felipe D’Ávila (1%) e Luciano Bivar aparece com 0% das intenções de voto. Já os eleitores pesquisados que declararam que vão votar ‘branco/nulo/não vai votar’ ficou em 6%., Os indecisos é 3%.

Resultado da pesquisa da Quaest | Tabela: Pesquisa Quaest/Genial

Pesquisa

O levantamento da Quaest/Genial entrevistou duas mil pessoas, em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os últimos dias 5 e 8. A pesquisa foi feita sob encomenda do Banco Genial e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01603/2022. De acordo com o instituto, a pesquisa possui índice de confiança de 95%. Ainda foi feito uma sondagem sobre a realização de um possível segundo turno. Nessa amostra foram observados três cenários. No primeiro, Lula obtém 54%, com Bolsonaro ficando com 34%, Branco/nulo/não votará (9%) e 2% de indecisos. No segundo cenário, entre Lula e Ciro, o ex-presidente aparece com 53%, com 21% de nulo/branco e não votará, enquanto o candidato do PDT aparece com 24%. No terceiro cenário, entre Lula e Simone Tebet (MDB), o ex-presidente tem 58% e Tebet 17%, com 22% de votos nulo/branco e não votará, com 3% de indecisos. No segundo turno participam apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno.