O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a socióloga Ronsângela Silva, mais conhecida como Janja, se casaram na noite desta última quarta-feira (18) em uma casa de eventos em São Paulo. A cerimônia, reservada, teve início às 19 horas e acabou por volta das 3h30 desta quinta-feira (19) e contou com a presença de de cerca de 150 amigos e familiares
Nos últimos meses, Lula vinha comentando em discursos e entrevistas que iria oficializar a união com Janja. Os primeiros convidados a chegar foi o ex-ministro da Comunicação do governo Lula, o capixaba Franklin Martins, e o advogado Marco Aurélio de Carvalho, que entraram no salão de eventos às 18h25. A noiva chegou às 19h27.
De acordo com relato de convidados, tanto Lula quanto Janja Lula e Janja choraram durante a cerimônia. O momento mais aguardado e que emocionou as pessoas presentes foi quando as netas de Lula, que atuaram como pequenas damas de honra, subiram até o altar.
Jingle “Sem medo de ser feliz”
No telão, logo após a celebração do casamento, foi reproduzido em um telão o jingle que consta no vídeo de “Sem Medo de Ser Feliz”, que foi tornado público no início deste mês. Alguns convidados, empolgados, entoaram o refrão: “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
Presente à cerimônia, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, emitiu o seguinte comentário: “Muita alegria, felicidade e amor. Viram o vestido da Janja, que lindo? ”. Outra convidada, Eduarda Bittencourt Simões, mais conhecida como a cantora Duda Beat, resumiu da seguinte forma: “Foi tudo, choros e risos”.
Quem oficiou a cerimônia religiosa foi o bispo emérito da diocese de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino. Ao término do casamento e antes de abrir a pista de dança, o casal se dirigiu aos presentes e falaram algumas palavras, sem o tom político. Lula lembrou que, enquanto esteve preso em Curitiba, trocou 580 cartas com Janja, e disse que ela o “rejuvenesce”.
Vestido da noiva
O vestido da noiva era no estilo tradicional, longo, feito sob os cuidados da estilista Helô Rocha, com tecido feito de seda e coberto de bordados feitos no sertão do Rio Grande do Norte e com a inscrição “O amor venceu”. Essa arte acrescida ao vestido foi feita por artesãs potiguaras, da cidade Timbaúba dos Batistas (RN).
De acordo com relatos dos presentes, os aparelhos celulares não foram permitidos dentro do salão e para isso na recepção eram recolhidos e gujardados em uma sala anexa ao buffet. O bolo, com a cor branca, tinha quatro pavimentações, com as letras L e J. O cantor Gilberto Gil, que foi ministro da Cultura no governo Lula, deixou o local por volta das 22h20, enquanto a presidenta nacional do PT, o deputado federal carioca Marcelo Freixo (PSB) e o candidato à pré-vice-presidência de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), foram embora antes das 22h30.