fbpx
Início > Capixaba terá final de semana sem chuvas, mas com a continuidade da onda de frio

Capixaba terá final de semana sem chuvas, mas com a continuidade da onda de frio


O Inmet mantém alerta de frio severo para todo o Espírito Santo no decorrer desta sexta-feira e a madrugada deste sábado. Nesta semana os termômetros registraram 11,6 ºC em Vitória (ES), a menor temperatura dos últimos 93 anos. O recorde mais baixo continua sendo de 21 de julho de 1929, quando foi registrado 10,3 ºC


A onda de frio continuará no Espírito Santo neste final de semana | Foto: Reprodução/Internet

Segundo as previsões da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) todos os 78 municípios capixabas vão ter um final de semana sem chuvas, mas com a temperatura amena. O frio intenso, decorrente do ciclone Yakecan, que se encontra atualmente no Oceano Atlântico, mas provoca uma barreira para as massas de ar polar vindas da Antártica, vai continuará até terça-feira (24). O Incaper prevê, para a Grande Vitória, nesta sexta-feira (20) temperatura mínima de 12 ºC e máxima de 28 ºC, enquanto a Região Serrana a temperatura ficará entre O ºC e 21 ºC.

Na primeira noite desse frio intenso, na madrugada da última quinta-feira (19), o Incaper registrou na Capital capixaba, com os termômetros da estação meteorológica automática localizada no campus da Ufes em Goiabeiras registrando 11,6° C. Foi um recorde de temperatura mínima dos últimos 93 anos, destacaram os pesquisadores do Instituto. O recorde histórico ocorrido na Capital foi de 10,3 °C, em 21 de julho de 1929, registrado na estação meteorológica convencional, em Ilha de Santa Maria.

Em Vila Velha foi registrado 9,1 ºC

A Coordenação de Meteorologia também constatou em Vila Velha, município da Região Metropolitana de Vitória, o menor registro histórico de temperatura desde a instalação da estação meteorológica em 2017. Foi um inédito 9,1° C. Em Aracê, Domingos Martins, o registro foi de 1,5° C, a menor temperatura desde a instalação da estação meteorológica automática do Incaper, em 2010, na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca.

Esse foi o registro de menor temperatura do Espírito Santo dos últimos 59 anos. De acordo com a série histórica, o recorde de menor temperatura do Estado é de -1,0° C, ocorrido em 14 de julho de 1963 e registrado pela estação meteorológica convencional instalada no mesmo local. Ainda na Região Serrana, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova do Imigrante registrou a mínima de 3,9 °C, sendo o menor registro ocorrido desde a instalação da estação, em 2017. No entanto, o registro não superou o recorde da temperatura mínima de 2,6°C, ocorrido em 1º de junho de 1979.

“Conforme estava previsto pela Coordenação de Meteorologia do Incaper, a madrugada desta quinta-feira (19) foi a mais fria do ano, baseado nas medições das estações meteorológicas operadas pela rede de observações meteorológicas do Espírito Santo. A massa de ar de origem polar está avançando sobre o Estado e tem provocado um declínio acentuado nas temperaturas”, destacou Hugo Ramos, coordenador de Meteorologia do Incaper.

A cor alaranjada, que inclui o Espírito Santo sinaliza estado de atenção para frio intenso, segundo aviso do Inmet válido para o decorrer desta sexta-feira e a próxima madrugada de sábado | Mapa: Inmet

Até este sábado (21), o aviso meteorológico indicando nível de atenção, devido às condições favoráveis para os baixos níveis de umidade do ar, permanece devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de declínio acentuado de temperatura, que podem resultar em temperaturas mínimas de até 5,0 °C, inferiores à média climatológica para o mês de maio. Durante esse período, as condições são favoráveis para o risco de formação de geada na vegetação. Para domingo e até terça-feira (24), a tendência é que as temperaturas continuem amenas no Espírito Santo por conta da atuação da massa de ar polar.

Não haverá chuvas

Por sua vez, o Climatempo garante de que não haverá chuvas no Espírito Santo neste final de semana. Apenas Sol com algumas nuvens, mas não chove, reforça. O Climatempo também garante que nesta sexta-feira a temperatura em Vitória terá mínima de 12 ºC, com vento de 28 Km/h. A temperatura começará a diminuir em Vitória a partir das 16 horas, quando estará registrando a média de 22 ºC e às 18 horas está previsto para a média vir para 15 ºC, vindo para 14 ºC às 20 horas e, durante a madrugada de sáb ado chegando aos 12 ºC, a mesma média da manhã desta sexta-feira.