fbpx
Início > Lula lidera com 65% no Nordeste e Bolsonaro tem 47% no Centro-Oeste, segundo pesquisa Genial/Quaest

Lula lidera com 65% no Nordeste e Bolsonaro tem 47% no Centro-Oeste, segundo pesquisa Genial/Quaest

Lula segue na liderança, segundo nova pesquisa Geniaal/Quaest

A empresa de Consultoria e Pesquisa Quaest realizou uma nova pesquisa eleitoral entre os dias 2 e 5 de junho últimos, sob encomenda do Banco Genial, em 27 Estados e ouviu duas mil pessoas. O levantamento consolidou a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida à Presidência da República. Para 47% dos eleitores, o voto será de Lula e outros 28% ficam com Bolsonaro. No Nordeste Lula aparece com 65% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) conta com 16|% e o nordestino Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro lugar com 6%. Para quem desejar fazer o download da íntegra da pesquisa é só baixar o arquivo em PDF clicando neste link.

No Nordeste Lula tem ampla maioria, enquanto Bolsonaro tem liderança no Centro-Oeste | Tabela: Genial/Quaest

Já no Sudeste, Lula tem 42% e Bolsonaro tem 7%, enquanto Ciro fica no terceiro lugar com 7%. No Sul, Lula conta com 38%, Bolsonaro com 36% e Ciro com 8%. A região Centro-Oeste se consolidou como ultraconservadora e é onde Bolsonaro tem 47% e Lula 23%. O mesmo ocorreu no Norte do Brasil, com Bolsonaro tendo 42% e Lula contando com 39%. O pré-candidato do PT lidera entre homens (44%) e mulheres (48%), enquanto Bolsonaro tem 24% (mulheres) e 36% (homens).]

A intenção de voto por religião | Tabela: Genial/Quaest

Voto de cabresto dos evangélicos

A atuação política de pastores evangélicos bolsonarista e de extrema-direita tem surtido efeito que, de acordo com a pesquisa. O voto de cabresto, onde o eleitor não expressa a sua vontade própria, mas segue aquilo que o pastor mandou fazer dentro da cabine eleitoral, ficou evidenciado neste levantamento. Entre os pesquisados que se declararam evangélicos, 45% disseram que vão votar em Bolsonaro, enquanto outros 34% afirmaram que irão votar em Lula.

A intenção de voto por escolaridade | Tabela: Genial/Quaest

Já os que se declararam católicos, 53% disseram que votam em Lula, enquanto outros 24% afirmaram que votarão em Bolsonaro., 12% em outros candidatos e 11% estão indecisos, não sabem ou não irão votar. A pesquisa procurou saber se o voto é definitivo ou pode mudar. Para 64% é definitivo, 35% alegaram que podem mudar “caso algo aconteça” e 1% não sabe ou não respondeu. Para 52% há temor da continuidade de Bolsonaro no governo e 35% alegaram receio da volta do PT.

O levantamento ainda pediu que os entrevistados avaliassem o governo Bolsonaro. Para 47% o atual governo é negativo, 25% acham que seja regular w 25% disseram ser positivo. Quando foi observado o nível de renda, ficou evidenciado que a avaliação negativa é menor. Para quem possui renda de até dois salários mínimos, 52% veem o atual governo como negativo, já quem possui rendimento acima de cinco salários, o entendimento como negativo reduz para 43%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03552/2022 e custou R$ 268.742,48. De acordo com a Quaest, Lula venceria a eleição em primeiro turno.