O general de Exército aposentado, Antônio Hamilton Martins Mourão, candidato à senador pelo Republicanos no Rio Grande do Sul, é o convidado do empresário do ensino José Luiz Dantas, dono da |Universidade de Vila Velha (UVV) para fazer uma palestra sobre a Amazônia. O evento, aberto ao público, ocorrerá no próximo dia 20 de junho, às 13 horas, no Cineteatro UVV, Campus Boa Vista. As inscrições foram encerradas, sob a alegação de que foi atingido o limite de inscritos.
Aquela instituição de ensino particular e presidida pelo empresário do ensino José Luiz Dantas, está afirmando que o general político vem ao Espírito Santo exclusivamente para participar do evento promovido pela Universidade Vila Velha. O acesso ao Cineteatro UVV será permitido apenas para pessoas que se inscreveram. Em campanha eleitoral, o pré-candidado ao Senado está fazendo palestras sob essa temática em vários Estados.
Mourão admitiu ter fracassado no combate ao desmatamento
Após os sucessivos incêndios e a continuidade da derrubada da floresta amazônica, por grupos criminosos de madeireiros, além da expansão do agronegócio em área da floresta natural, Mourão, que foi nomeada coordenador do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) admitiu no final do ano passado em ter fracassado no combate ao desmatamento no Brasil. “Se você quer um culpado, sou eu. Não voou dizer que foi o ministro A, ministro B ou ministro C. Eu não consegui fazer a coordenação e a integração da forma que ela funcionasse”, disse ele ao jornal Folha de S. Paulo.
A palestra do vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) deverá ser evasiva e sem conteúdo, já que o próprio Mourão admitiu seu fracasso no combate ao desmatamento. Na sua página oficial na internet, a UVV enaltece Mourão e diz que “nos últimos meses, vem debatendo em diversos Estados questões relacionadas à preservação da Floresta Amazônica e como aproveitar seus recursos de maneira legal e sustentável.