fbpx
Início > Estudantes e funcionários das universidades organizam o ato #OcupaBrasília nesta terça-feira (14)

Estudantes e funcionários das universidades organizam o ato #OcupaBrasília nesta terça-feira (14)

Na última quinta-feira (9) teve um preparativo na Ufes para o ato nacional programado para o dia 14 | Fotos: Adufes

Na próxima terça-feira (14/) trabalhadoras, trabalhadores da educação e estudantes vão realizar o #OcupaBrasília, em defesa da educação e contra os cortes de R$ 3,23 bilhões do orçamento do Ministério da Educação (MEC) neste ano. O corte representa 14% do orçamento das universidades e institutos federais do Brasil. O ato também vem sendo preparado na Ufes, em Vitória.

Na última quinta-feira (9), os estudantes e funcionários da Ufes realizaram uma manifestação na Avenida Fernando Ferrari, em Jardim da Penha. O ex-reitor da Ufes usou as suas redes sociais para falar sobre o ato desta semana. “Hoje ocupamos as ruas em Vitória e no Brasil, em mais um #tsunamidaeducação contra o corte e bloqueio de verbas das universidades e institutos federais de ensino. Também está na pauta do nosso repúdio e #PEC2006 que estabelece o pagamento de mensalidades nas universidades públicas. A nossa luta continua nas ruas e nas redes”, assinalou.

Alunos e funcionários das universidades estão mobilizados para combater os ataques de Bolsonaro às instituições de ensino federal

#OcupaBrasília

As manifestações, além dos Diretórios Centrais dos Estudantes, contam com a participação do Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior (Andes). Agora, os preparativos são para o ato #OcupaBrasilia. As entidades estão pedindo para as bases se manterem mobilizadas e, se puderem, que enviem representantes para o protesto de Brasília nesta próxima semana.

A programação se inicia às 13h, com uma concentração no Anexo II da Câmara dos Deputados. Às 14h vai ocorrer um ato interno no Auditório Nereu Ramos (em defesa das estatais e contra os cortes na educação). Às 16h ocorrerá uma marcha em direção ao MEC. Às 17h30 será realizado um ato político cultural com maracatu e o rapper GOG e, às, 20h ocorrerá o encerramento e retorno das caravanas.