fbpx
Início > Vacina de Oxford-AstraZeneca leva Espírito Santo vacinar 0,0187% da população

Vacina de Oxford-AstraZeneca leva Espírito Santo vacinar 0,0187% da população

Foto: Hélio Filho/Secom

Governador Casagrande e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, acompanham a primeira vacinação

Com as 35.500 doses da vacina de Oxford-AstraZeneca, produzida na Índia e importada pelo Ministério da Saúde e que chegaram neste domingo (24) ao Espírito Santo, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (25) a imunização de outros trabalhadores da linha de frente da área da saúde. Anteriormente outro grupo tomou a vacina Coronavac. A soma das duas vacinas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai representar a vacinação de apenas 61% de um total de 124.416 profissionais da saúde. São 33.708 profissionais da saúde a serem vacinados com a vacina proveniente da Índia.

Os 76 mil vacinados representam apenas 0,0187% da população total do Espírito Santo, que segundo a estimativa mais recente do IBGE é de exatos 4.064.052 habitantes. A cerimônia de vacinação simbólica, com a segunda remessa de vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Francisco, em Cariacica, com a presença do governador Renato Casagrande e do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio. “A quantidade de vacinas ainda é pequena, mas é importante imunizar cada pessoa. Priorizamos quem estava na linha de frente nos hospitais, onde o tratamento da doença é mais intenso”, reconheceu o governador.

‘Dose de esperança’

Na UBS de São Francisco, o primeiro trabalhador a ser imunizado foi o agente comunitário Edson Coimbra. “É uma ação muito importante, uma iniciativa que salva vidas. Nós, agentes comunitários, temos esse contato direto com a comunidade e é importante que não sejamos o transmissor da doença. Então, me sinto seguro, é uma dose de esperança”, disse Coimbra. O prefeito de Cariacica, destacou que estava feliz “com a mobilização e o carinho tão grandes do governador Renato Casagrande com o município e, principalmente, com os nossos profissionais de saúde”.

Devido a pequena quantidade de vacinas a imunização dos idosos contra o Covid-19  foi deixada para ser iniciada apenas no próximo mês, caso haja disponibilidade de vacinas. Segundo os dados mais recentes do Painel Covid-19, do Governo do Estado, desde o início da pandemia o Espírito Santo já teve 5.668 óbitos, 285.654 capixabas contaminados e 266.149 considerados como curados. Apesar de o Estado estar em plena segunda onda do coronavírus, nenhum município da Região Metropolitana de Vitória está classificado como de risco alto para contaminação.