fbpx
Início > Evangélico bolsonarista que preside a Câmara de Vereadores de Vitória (ES) é enquadrado pela Justiça

Evangélico bolsonarista que preside a Câmara de Vereadores de Vitória (ES) é enquadrado pela Justiça

O atual presidente do legislativo municipal da Capital do Espírito Santo usou de suas redes sociais para ofender e estimular o ódio de seus seguidores contra uma servidora estadual, apenas por ela ter utilizado a linguagem neutra


Davi Esmael é o que está de pé nesta foto | Imagem: Reprodução/Facebook

O vereador evangélico bolsonarista que preside a Câmara de Vitória, Davi Esmael Menezes de Almeida (PSD), foi condenado a indenizar em R$ 5 mil uma servidora da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SDH), que foi vítima de um deboche seu em redes sociais. Devido às suas convicções evangélicas medievais, o vereador bolsonarista tem combatido o uso de linguagem neutra. E foi por a servidora estadual tem usado essa forma para um cumprimento, durante solenidade no legislativo municipal, que Davi Esmael fez críticas ofensivas em suas redes sociais.

“Boa noite a todos, a todas e a todes”, foi o que disse a vítima e foi o motivo para o deboche do vereador, por ignorância à linguagem neutra ou por má fé ideológica. Devido a imposição do cargo que ocupa, o bolsonarista acabou contribuinte para que outras pessoas que seguem o atual presidente da Câmara, passassem a atacar e ofender a servidora estadual. Esse é um dos argumentos que constam no processo e que levou à juíza do 6ª Juizado Especial Cível de Vitória, Fabrícia Bernardi Gonçalves, a condenar o vereador.

Na sua sentença, a magistrada disse que “é preciso diferenciar a crítica ríspida da ofensa punível, a fim de propiciar o desenvolvimento de uma sociedade livre, em que a manifestação do pensamento, expressão de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação possam ser asseguradas como objetivos da República”. Vitória tem atualmente a pior Câmara de Vereadores de sua história, com pelo menos oito vereadores radicais de extrema-direita, bolsonaristas e que estão no legislativo apenas para fazer confusão e não se preocupam com os interesses dos moradores de Vitória.