fbpx
Início > Mesmo sem o funcionamento pleno do 4G no Brasil, Anatel anuncia início das operações 5G

Mesmo sem o funcionamento pleno do 4G no Brasil, Anatel anuncia início das operações 5G


A rede 5G exige 10 vezes mais antenas do que a tecnologia 4G. No Brasil há atualmente pouco mais de 100 mil antenas e o serviço de 4G é falho dentro de aglomerados urbanos e principalmente no interior. Atualmente, a internet pelo 4G é raramente oferecida em vários municípios do Espírito Santo, inclusive nas sedes


Com as atuais antenas de celular, a cobertura do 4G é de má qualidade em várias cidades brasileiras. O 5G vai exigir 10 vezes mais antenas, onde há leis municipais que restringem o excesso de antenas | Foto: Divulgação/Reprodução

Apesar de as operadoras de telefonia celular oferecerem um serviço ineficiente para a atual tecnologia 4G, com cobertura de sinal de telefonia falha dentro da Região Metropolitana de Vitória (ES) ou sem rede de internet em boa parte dos 78 municípios capixabas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está anunciando o início da tecnologia 5G no Brasil a partir desta quarta-feira (6). Brasília será a primeira capital do País a disponibilizar o 5G standalone, também é conhecido como 5G puro, e que segundo a Anatel vai servir de piloto para as demais capitais.

A autorização nesse sentido foi dada, nesta última segunda-feira (4), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que permitiu a a antecipação da liberação do uso da faixa de radiofrequências de 3.300 MHz a 3.700 MHz no Distrito Federal. Em um teste promovido no final do ano passado pela operadora Claro, diante de jornalistas, foi alcançada a velocidade máxima de 1,7 gigabites por segundo. A velocidade prometida é de ser 100 vezes maior do que a atual rede 4G.

O 5G (standalone) é 5 vezes mais rápido que o 5G DSS e 100 vezes mais rápido que o 4G. A diferença entre 5G e 5G DSS está na utilização de frequências e nas velocidades. O 5G “puro” atua na faixa de 3,5 GHz. Já o DSS depende das frequências de 4G e 5G. Dessa forma, ele não é tão rápido quanto o “puro”. Em média, o 5G DSS pode chegar a 200 megabytes por segundo. Já o “puro”, atinge a velocidade de 1 gigabit por segundo.

Cronograma

O prazo estabelecido pela Anatel para o início das operações com rede 5G era, inicialmente, de 31 de julho, mas devido a dificuldades para importação dos equipamentos, ele foi estendido para 29 de setembro deste ano. Após Brasília, o cronograma para as demais cidades brasileiras vai até 2029, as próximas capitais a terem o novo serviço é Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Mas, ainda não jhá data definida.

Mesmo sem cronograma fixado para o início das operações, sete cidades brasileira já tem instaladas as antenas para a tecnologia 5G a ser utilizada no Brasil: Entretanto, 7 cidades brasileiras já têm antenas de 5G “puro”. São elas: Brasília; Curitiba; Franca; Rio de Janeiro; São Paulo; Uberaba, Uberlândia. Algumas operadoras já têm cobertura 5G DSS, chamado de “impuro”, em cidades do Brasil.  O sistema DSS depende das frequências de 4G e 5G e por isso não é tão rápido quanto o “puro”. Em média, o 5G DSS pode chegar a 200 megabytes por segundo. Já o “puro”, atinge a velocidade de 1 gigabit por segundo.

Rede 5G exige 10 vezes mais antenas do que o 4G

A instalação da rede 5G não será fácil, já que o sinal radiofônico dessa modalidade é mais curto e isso exige que haja um maior número de antenas, para permitir a cobertura de sinal em um aglomerado urbano. O Brasil possui 226 milhões de acessos móveis, mas pouco mais de 100 mil antenas instaladas. A cada minuto, 33 novos chips 4G são ativados no País, mas em contrapartida, pelo menos 300 cidades possuem leis que impedem o acesso à conectividade. Há cerca de e 4000 mil pedidos de instalação de infraestrutura à espera de autorização. O maior número de antenas vai exigir batalhas judiciais entre as operadoras e os municípios, que não permitem excesso de torres de celular espalhadas na cidade.

Atualmente a modalidade 5G funciona em 1.947 cidades de 72 países. São oito fabricantes que oferecem atualmente, no Brasil, um total de 53 modelos de aparelhos celulares que funcionam com a tecnologia 5G. São os fabricantes Apple (7 modelos), Samsung (17 modelos), Motorola (9 modelos), Xiaomi (9 modelos), Realme (3 modelos), TCL (1 modelo), Infinix (1 modelo) e ASUS (7 modelos).

Para saber se o seu modelo tem a tecnologia 5G, é só seguir os seguintes passos: Para saber se seu celular é 5G é preciso seguir os seguintes passos: Vá nas configurações do seu aparelho; selecione redes móveis ou conexão; clique em dados móveis e veja se nas opções de rede aparece o 5G.