Os bancos e financeiras incomodam aposentados e pensionistas do INSS com assédio insistente, para impor oferta de crédito consignado, que ultrapassa mais de 30 ligações diárias. Os agentes financeiros, na certeza da impunidade, ignoram até aqueles que cadastraram seus números telefônicos no dispositivo “Não pertube”, da Anatel. Segundo o presidente do do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Rogério Athayde, o volume de reclamações vem crescendo.
Somente no primeiro semestre do ano passado ocorreu um aumento de 19,27% nas reclamações registradas. Além disso, o Procon vem recebendo um grande número de queixas de depósitos de empréstimos nas contas bancárias dos segurados do INSS, sem que tenha sido solicitado ou ate mesmo informado. Após o lançamento dos créditos os bancos e financeiras conseguem com facilidade, junto ao INSS, o desconto das parcelas do empréstimo.
Assédio
O assédio, segundo o Procon estadual, se intensificou durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mesmo com queixa registrada junto ao Procon, as entidades financeiras não interrompem o assédio, com dezenas de ligações diárias. Alguns bancos e financeiras tem acordo com operadoras de telefonia, que oferecem números com o DDD do Espírito Santo, o que ajuda enganar as pessoas. O que diferencia é o sotaque dos funcionários do call center, em sua maioria com voz e paulista.
Nesse caso, o Procon estadual promete adotar várias providencias, incluindo o acionamento da Delegacia do Consumidor, o que não foi feito ainda, já que o assédio continua sendo feito normalmente. No caso de fraudes, como o depósito de empréstimos bancários em conta, sem o consentimento ou o conhecimento do aposentado e pensionista, a recomendação do órgão fiscalizador é que o interessado procure a Defensoria Pública acionar o Judiciário.