fbpx
Início > Anvisa comunica que os sorvetes de baunilha da marca Häagen-Dazs contêm produtos cancerígenos

Anvisa comunica que os sorvetes de baunilha da marca Häagen-Dazs contêm produtos cancerígenos

Os sorvetes com sabor baunilha da marca Häagen-Dazs retirados do mercado em todo o mundo são fabricados na cidade de Arras, na França | Foto: Divulgação

O sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs, embalagem de 415g (473ml) e importado da França, está sendo retirado voluntariamente do mercado pela empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda devido à presença da substância 2-cloroetanol (2-CE) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para conferir sabor baunilha. Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o produto é classificado como substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer), mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas) e genotóxicas, ou seja, que podem causar alterações no material genético.

A Anvisa publicou a Resolução-RE Nº 2.288 para estabelecer a proibição de venda especifica para esse produto, alegando que esse procedimento está sendo adotado universalmente. No entanto, o órgão fiscalizador avisou de que não há restrições de comercialização e uso dos demais sabores de sorvetes Häagen-Dazs. Essa marca, devido o seu preço elevado (o pote com 415 gramas custa em torno de R$ 50,00) é a preferida da classe rica. Dificilmente um assalariado compra sorvete da marca Häagen-Dazs.

Contém propriedades cancerígenas

O órgão federal disse que, de acordo com as informações científicas disponíveis, “o ETO é classificado como substância com propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer), mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas) e genotóxicas, ou seja, que podem causar alterações no material genético”.  E completou, afirmando que não há limites residuais aceitáveis para essa substância em alimentos. Também não existem limites toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil sobre limites de contaminantes em alimentos. A Instrução Normativa IN/Anvisa nº 88, de 2021, trata do tema.

A orientação dada pela Anvisa a quem comprou o sorvete no sabor baunilha é não consuma o produto, guardar a embalagem e entrar em contato com a empresa General Mills, por meio do telefone 0800 031 0707 ou do endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com, para esclarecimentos, troca ou reembolso.

Origem da marca

Apesar do sofisticado nome Häagen-Dazs remeter a um sobrenome escandinavo ou alemão, sugestivo para uma marca de sorvete, foi inventado pelo nova-iorquino, Reuben Mattus, em 1960, para denominar os sorvetes que vinha fazendo artesanalmente. Devido ao nome, o criador acabou vendendo a marca e que, por sua vez, foi revendida várias vezes até ser dominada por multinacionais. Atualmente, a Häagen-Dasz pertence a duas gigantes do setor de alimentos. A suíça Nestlé é dona da Häagen-Daz nos Estados Unidos e no Canadá, enquanto a multinacional americana General Mills é a detentora da marca em outros países, como a fábrica na França e na revenda que possui no Brasil.

No ano 2000, quando a General Mills adquiriu a Pillsbury, a antiga controladora da Häagen-Dazs, a Nestlé já possuía uma sociedade com a empresa nos Estados Unidos. Na época, a Nestlé obteve o direito de comprar os 50% da Pillsbury na Häagen-Daz no mercado americano.