fbpx
Início > Prefeitura de Vitória (ES) é obrigada pela Justiça a conceder alvará e dar segurança à XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+

Prefeitura de Vitória (ES) é obrigada pela Justiça a conceder alvará e dar segurança à XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+


A XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória (ES) vai ser realizada na tarde e noite deste domingo (31) no Sambão do Povo e terá mais de 140 atrações. Os bolsonaristas da Prefeitura de Vitória estavam se recusando a colaborar com o manifesto. Leia nesta matéria quais serão as principais atrações


O evento está garantido para este próximo domingo (31), com a Prefeitura de Vitória querendo ou não | Fotos: Arquivo/PMV

A administração bolsonarista da Prefeitura de Vitória (PMV) está obrigada, por decisão judicial, a conceda alvará de liberação do evento, caso cumpridas as exigências legais, bem como forneça apoio da Guarda Municipal para a realização da XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória (ES). O evento vai acontece neste próximo domingo, dia 31 de julho, a partir das 13 horas no Sambão do Povo, em Vitória (ES), quer os bolsonaristas concordem ou não. É o que garante a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), por meio do Núcleo de Direitos Humanos.

A DPES informa que conseguiu na última semana uma decisão favorável aos pedidos feitos em ação civil pública, para que a PMV conceder a autorização e que forneça o apoio da Guarda Municipal. Segundo a Defensoria, “após inúmeras reuniões, a Secretaria de Cultura do Município informou que não apoiaria o evento, pois a administração somente apoia atividades ‘sem segmento ideológico’”. Foi diante dessa abusividade da gestão bolsonarista, que a DPES entrou com a ação civil no Judiciário e o “magistrado da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Municipal de Vitória, concedeu um prazo de 48 horas para que o município se manifeste”.

Segundo os organizadores, durante as 10 horas da programação prevista, vão ser mais de 140 artistas e com previsão de participação de mais de 10 mil pessoas. A concentração ocorre às 13 horas no Mercado da Vila Rubim, de onde a marcha no meio da tarde em direção ao Sambão do Povo, local onde desfilam as escolas de samba. Os camarotes utilizados para o carnaval poderá ser acessado para quem desejar ver a movimentação de um local com maior conforto e custa R$ 1 mil, com direito a 50 pulseiras a serem distribuídas entre os convidados de quem reservar o camarote através da associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), que atende pelo e-mail goldlgbt@gmail.com e o celular (27) 99956-6004.

Convidados que confirmaram presença

O bloco Afrokizomba é quem vai conduzir a marcha do Mercado da Vila Rubim até o Sambão do Povo, com o som sob o comando do DJ Le Freak. Entre os convidados está a Miss ES Gay Plus, Eduarda Velask; a escola vencedora do Carnaval 2022 Novo Império; a DL Brisa da música eletrônica; a destaque luxo da Escola de Samba Independentes de Boa Vista, Maria José; o grupo de samba Olhar de Sedução; a rainha do miado, Ângela Jackson; a rapper transexual capixaba Afronta MC; a bate-cabelo Elektra; grupo de axé music Motumbaxé; rainha das caricatas, Jéssica Telles; Thaís Spyller; show sobre ancestralidade africana com Agatha Benks; dança do ventre com Natasha Rosa Colar.

No evento e dentro da 5ª Semana de Cidadania LGBTQIA+ de Vitória, serão distribuídas 100 cestas básicas para pessoas trans. A ação é uma parceria entre a GOLD e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). A distribuição será por ordem de chagada e exclusiva para pessoas trans (mulheres, travestis, transexuais, não binários e homens trans) avisa a entidade organizadora da XI Manifesto do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória.