O campus da Ufes de São Mateus vai sediar, no dia 22 de setembro, o 11° Simpósio do Produtor de Conilon. A organização é da Ufes e da empresa júnior Projagro, que foi fundada naquele mesmo campus universitário em 2012. O tema desta edição é “Tecnologias na produção e na qualidade”.
A programação contará com palestras que abordam, de forma multidisciplinar, questões sobre café e saúde, adubação, produtividade, cenário nacional do agronegócio e adoção de novas tecnologias. As 300 primeiras inscrições vão receber o livro relacionado ao evento.
Inscrições
As inscrições já podem ser feitas através da Internet, clicando neste link. É sugerido aos interessados em participar que façam a doação de dois quilos de alimentos para projetos sociais do município de São Mateus.
O evento conta com o apoio de diversas entidades, entra essas a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e as instituições dos profissionais de engenharia e agronomia, além de cooperativas agrícolas e empresas que atuam no setor.
Programação
De 8h10 às 8h30 vai ocorrer o café com prova. A abertura será de 8h30 às 9h. a primeira palestra será feita pelo professor da Ufes, Willian Bucker Marcos, que entre 9h e 9h40 vai falar sobre “Fusarlose: Medidas de controle”. Em seguida, de 9h40 às 10h20 o professor da Ufes, Samuel de Assis Silva, vai falar sobre “Aplicação via Drone”.
De 10h20 às 10h50 será a vez do professor da Ufes, Fábio Luiz Partelli, expor o tema “Diversidade genética e clones da Ufes”. De 10h50 às 11h10 será feita uma homenagem aos cafeicultores André Covre (Itabela-BA), Eloir Caldeira Barbosa (Vila Valério-ES) e Juan Travain (Cacoal-RO). De 11h10 às 11h50 vai ocorrer uma discussão e debate, que terá como moderadores o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Wellington Marré, e o professor da Ufes, Anderson Mathias Holtz.
Após o almoço, entre 11h50 e 13h20, vai ocorrer a palestra do cafeicultor Gustavo Martins Sturm, que de 13h20 às 14h50, vai falar sobre “Produção de café de qualidade: Teoria e prática”. Em seguida, de 14h50 às 15h20, o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Márcio Candido Ferreira, vai expor o tema “”Mercado de Café de Qualidade”.
De 15h20 às 16h serão narradas as “Experiências de sucesso de cafeicultores”, tendo como palestrantes a cafeicultora Luiza Bonomo Tres, que dissertará sobre o tema “Uso de braquiária no café”, e o cafeicultor de Rondônia, Juan Travain, que vai falar sobre “Robustos de Rondonia”. De 16h às 16h20 haverá discussões e debates, tendo como coordenadores o representante da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Coobriel), José Roberto Gonçalves, e o representante da Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf, Frederico de Almeida Daher.De 16h20 às 16h30 serão feitas as considerações finais e o encerramento.