fbpx
Início > Governo do Espírito Santo pretende vacinar contra raiva 600 mil cães e gatos até final de setembro

Governo do Espírito Santo pretende vacinar contra raiva 600 mil cães e gatos até final de setembro


Para serem vacinados os animais precisam ter, no mínimo, três meses de vida


Campanha de Vacinação Antirrábica no Espírito Santo ocorre até o final de setembro. Os tutores devem entrar em contato com a Prefeitura de onde residem para saber o dia e local e levar o seu cão ou gato. A vacina protege o animal e o dono e a sua família

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) está convocando os tutores de cães e gatos para que vacinem os animais sob a sua responsabilidade com o imunizante antirrábico. A campanha foi iniciada neste último sábado (20) e se estenderá até o dia 30 de setembro, tendo como o dia “D” o próximo 3 de setembro. Quem perdeu a vacinação em seu bairro, poderá levar o animal em outras regiões de seu município, já que as prefeituras dividiram os bairros por área de atendimento.

“Quem tem animais de estimação, sabe bem que os pets necessitam de amor, carinho e cuidados essenciais para que possam ter uma vida com saúde e bem-estar, e entre esses cuidados está a atualização da vacinação antirrábica”, diz a Sesa em nota enviada à imprensa. Segundo a Secretaria, em 2021, o Estado chegou a vacinar pouco mais de 550 mil cães e gatos, e alcançou a cobertura vacinal canina de 80%. A expectativa para 2022 é a manutenção desta cobertura, podendo chegar a 600 mil animais vacinados, tendo em vista a importância da imunização dos pets, para a redução de casos de raiva.

ES não tem registro de raiva canina há 17 anos

No Espírito Santo, não há ocorrência de raiva em seres humanos há 17 anos, já em felinos e caninos, o último registro foi há 11 anos.  O animal poderá ser vacinado desde que tenha no mínimo 90 dias de vida e esteja em boas condições de saúde.

Concomitante à vacinação, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem orientado aos municípios também para a realização de ações efetivas para a prevenção do ressurgimento da raiva humana no território capixaba, como a promoção de ações educativas, além da identificação precoce e a utilização de medidas profiláticas em caso de exposição de risco.

Sintomas

A raiva pode se manifestar no animal e ter seus sintomas estendidos por até cinco dias. O resultado de óbito acontece em 100% dos casos. Os principais sintomas da raiva são: mudanças no comportamento do animal, salivação abundante, dificuldade para engolir, paralização dos membros inferiores, agressividade, medo e convulsão.

É importante que, ao notar quaisquer desses sintomas no pet, o responsável procure orientação médica veterinária ou unidades de zoonoses para o animal, diz a Sesa.

Vitória

Vitória iniciou a vacinação dos cães e gatos do município neste último sábado na Região de São Pedro, Maruípe (parcialmente) e Santo Antônio. Neste próximo sábado, dia 27 de agosto, a equipe de vacinação estará na região continental do município e completará a região que contempla os bairros da Grande Maruípe. O calendário completo por bairro pode ser acessado neste link da Prefeitura de Vitória.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha também iniciou a vacinação antirrábica neste último sábado e anuncia que vai prosseguir nestes dois próximos sábados, o dia 27 de agosto e 3 de setembro. No último dia 20 foram contemplados os bairros que integram as regiões 1 e 2. No sábado que vem, 27 de agosto, será nas regiões 3 e 4 e em 3 de setembro será a vez dos cães e gatos da região 5 serem vacinados contra a raiva. Os detalhes completos podem ser vistos neste link da Prefeitura.

Serra

Já a Prefeitura da Serra anunciou que a sua meta é imunizar 68 mil animais e iniciou a vacinação antirrábica neste último domingo (21) e a vacinação prosseguirá nos primeiros sábado, dia 3, e domingo, dia 4, de setembro. Neste domingo a vacinação ocorreu nos bairros que vão de Laranjeiras até a grande Jacaraípe, cuja relação completa pode ser vista neste link oficial da Prefeitura.  Os demais bairros do municípios terá a presença da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) no primeiro final de semana de setembro. A municipalidade ainda vai divulgar os locais.

Viana

A Prefeitura de Vina optou em definir a vacinação durante o período que vai de entre essa próxima quinta-feira (25) e o dia 1º de setembro, que será também uma quinta-feira. O local de vacinação em todos os bairros será a Unidade de Saúde e a aplicação da vacina antirrábica será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental. Os moradores de Viana podem ler os detalhes clicando neste link da Prefeitura.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica (PMC) é a que vai demorar mais para promover a vacinação. Segundo a PMC, o primeiro dia da campanha será o próximo dia 27 de agosto, em 40 bairros, e, depois, a vacinação acontecerá nos dias 3 e 10 de setembro em outros bairros da cidade. O horário será sempre das 8 às 16 horas, avisa a municipalidade. Neste último sábado foram vacinados os cães e gatos de bairros do entorno de Cariacica-sede, do entorno de Campo Grande e de Jardim América. Esses bairros citados ficarão para serem atendidos nos próximos dias. Os detalhes da PMC pode ser acessado clicando neste link.