fbpx
Início > Capitão Sousa, candidato do PSTU ao governo do Espírito Santo, tem registro aprovado pela Justiça Eleitoral

Capitão Sousa, candidato do PSTU ao governo do Espírito Santo, tem registro aprovado pela Justiça Eleitoral


 “Somos a única candidatura que defende a democracia dos trabalhadores e trabalhadoras. Queremos que todos participem de nosso governo por meio de Conselhos Populares. Assim vamos construir a verdadeira democracia”, afirmou o capitão Sousa durante encontro com representantes do Ministério Público Estadual.


O capitão Vinicius, do PSTU, é o único candidato de esquerda ao governo do Espírito Santo (os demais são de centro-direita, de direita e bolsonaristas) defendeu durante recepção no MPES defendeu a classe trabalhadora | Foto: Divulgação

Das sete candidaturas ao cargo de governador do Espírito Santo para as eleições deste ano, apenas o capitão Vinicius Sousa (PSTU) e o direitista Aridelmo José Campanharo Teixeira (Novo) tiveram as suas candidaturas aprovadas e foram deferidas pela Justiça Eleitoral. É o que consta nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a manhã desta quarta-feira (24). Os outros sete (Audifax, Cláudio Paiva, Guerino Zanon, Manato e Renato Casagrande) estão com os seus registros ainda “aguardando julgamento”, segundo o TSE.

Até a manhã desta quarta-feira (24), o TSE informa que foram deferidas as candidaturas do capitão Sousa (PSTU) e de Aridelmo Teixeira (Novo) para concorrer ao cargo de governador do Espírito Santo | Tabela: TSE

Em encontro realizado nesta última terça-feira (23), pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), o único candidato de esquerda do Espírito Santo ao governo do Estado, capitão Vinícius Sousa, do PSTU, defendeu a necessidade de uma democracia efetiva que inclua a classe trabalhadora. Na reunião, em que esteve presente também o candidato ao senado pelo PSTU, Filipe Skiter, o candidato capitão Sousa, recebeu da entidade uma carta em defesa da democracia.

O documento da AESMP reforçou a Carta da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) que foi direcionada aos candidatos à presidência expressando os anseios da entidade ao que se espera do Chefe do Executivo. Entre as demandas, a entidade defendeu o respeito ao regime democrático e às instituições, aos direitos humanos, ao diálogo e a tolerância.

Em sua fala, o capitão Sousa, ressaltou a necessidade de o país implantar uma verdadeira democracia dando aos trabalhadores o direito de participar das decisões que envolvem a classe. Ele lembrou que hoje o trabalhador vive uma escravatura assalariada sendo este o destino da maioria da população nesta república democrática implantada pela burguesia que só atendem a uma minoria.

“Esta não é uma democracia de verdade onde o povo toma as decisões fundamentais. Este não é um governo do povo. Nosso sistema político não atende aos interesses da classe trabalhadora. Nossos políticos só atendem aos ricos que impõe a retirada de direitos do trabalhador como vimos acontecer na aprovação do Congresso Nacional contrarreforma trabalhista e previdenciária”, disse o capitão Sousa.

O candidato do PSTU ressaltou que não é possível haver real democracia com a propriedade privada das grandes empresas e dos latifúndios enquanto os trabalhadores não têm acesso a um salário digno que lhes garantam alimentação e moradia, não encontram apoio no Estado para acessar a escola e a um sistema de saúde de qualidade. O capitão afirma que vivemos hoje a dominação política da minoria sobre a maioria e é contra isto que um governo do PSTU irá lutar.

“Somos a única candidatura que defende a democracia dos trabalhadores e trabalhadoras. Queremos que todos participem de nosso governo por meio de Conselhos Populares. Assim vamos construir a verdadeira democracia”, afirma o capitão Sousa.

Redução de municípios no ES

Durante entrevista a um portal de notícias capixaba, nesta semana, o candidato do PSTU ao governo capixaba, defendeu a redução dos atuais 78 municípios capixabas para 10. “A Constituição da República já estabelece isso hoje: a possibilidade de fusão de municípios por plebiscito. Se a população percebe que o município se emancipou por discurso de uma liderança política local, mas o povo não viu mais escolas nem mais serviços públicos… Então a população pode entender que é necessário reunir esses municípios, para ter uma mínima estrutura de serviços públicos condizente com a condição de um município”, justificou o candidato.

Agenda do candidato do PSTU ao Governo do ES, capitão Sousa

Data: 24/08/2022 (4ª feira)

13h – Gravação de entrevista ao ES Hoje.

15h – Reunião interna com a coordenação de campanha

19h – Reunião virtual com liderança política dos moradores do condomínio Otílio Roncete.