O evento foi criado em 2020, no auge da pandemia do Covid, quando foi realizado virtualmente. Esta é a primeira vez que será feito presencialmente
Tendo como um dos objetivos impulsionar o desenvolvimento econômico e social regional, e criar uma cultura empreendedora na comunidade universitária, a Ufes anuncia para esta terça-feira (30), às 16 horas, a inauguração do Espaço Empreendedor Ufes. O evento é coordenado pela Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), que é vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).
A Ufes configurou o local para ser um centro de criação e de consolidação de empreendimentos associados à inovação, com base científica e tecnológica. Durante a cerimônia, serão assinados contratos entre a Ufes e as startups que foram selecionadas para ocupar o espaço visando ao desenvolvimento de projetos.
São 25 propostas que ficarão incubadas por dois anos
Instalado no prédio da antiga Gráfica Universitária, próximo ao Centro Tecnológico, o Espaço Empreendedor tem aproximadamente 270 metros quadrados e possui mesas, cadeiras, computadores e internet para atender a um total de 25 propostas inovadoras a serem incubadas no período de até 24 meses. De acordo com o diretor da DIT, Anilton Garcia, já estão sendo desenvolvidos 11 projetos de diferentes áreas do conhecimento, vinculados a cursos de graduação, mestrado e doutorado.
A solenidade de inauguração será presidida pelo reitor Paulo Vargas. Segundo ele, a Ufes vem investindo mais fortemente no empreendedorismo associado à inovação, com base científica e tecnológica, a partir da segunda metade da década passada. O Espaço Empreendedor começou a funcionar em 2020, no formato remoto, devido à pandemia de Covid-19, e o funcionamento passa a ser plenamente presencial a partir de sua inauguração oficial.
Vargas avalia que o Espaço Empreendedor é um movimento estratégico da Universidade que gera oportunidades, potencializa talentos e impulsiona o capital intelectual, o que resulta em novas dinâmicas na formação acadêmica, com impactos nos setores produtivos.
Para Garcia, a plena operacionalização do Espaço Empreendedor representa uma ação objetiva da Ufes direcionada a alcançar as metas estratégicas estabelecidas para a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). De acordo com o diretor, o projeto conta, também, com importante fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).