fbpx
Início > Presidente da Funai pede direito de resposta ao Grafitti News, para dizer que não foi expulso de evento na Espanha

Presidente da Funai pede direito de resposta ao Grafitti News, para dizer que não foi expulso de evento na Espanha

O portal Grafitti News recebeu nesta semana um texto assinado eletronicamente pelo presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, onde ele reivindica o direito de resposta para dar a sua versão sobre o incidente ocorrido em 21 de julho deste ano, em Madri, na Espanha por ocasião da realização da XVI Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac).

No ofício, encaminhado com o número Processo 08620.007033/2022-17, a Funai lamenta o ocorrido na capital espanhola e destaca que o presidente Marcelo Xavier retirou-se do local por sua própria iniciativa e que não foi expulso do local pelo indigenista Ricardo Rao.

Leia a íntegra do pedido de resposta do presidente da Funai:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) vem a público manifestar repúdio aos ataques verbais proferidos contra o presidente da fundação, Marcelo Xavier, nesta quinta-feira (21), em Madri, na Espanha, durante a XVI Assembleia Geral Extraordinária do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac).

O presidente da Funai, vítima de agressões infundadas, retirou-se do local, por sua própria iniciativa, para evitar os devaneios, as ofensas praticadas por ex-servidor da Funai e quiçá quaisquer ataques à integridade física, uma vez que o manifestante encontrava-se em nítida situação de instabilidade;

A Funai lamenta o ocorrido e destaca que tais atitudes são irresponsáveis, violentas e antidemocráticas, inviabilizando, assim, qualquer tipo de diálogo sadio e producente, que deve ser sempre pautado no respeito entre as partes. A Fundação entende que não se constroem políticas públicas na base de ofensas e argumentos destituídos de fundamento e provas. Tais atitudes não são compatíveis com o Estado Democrático de Direito.

A Fundação informa ainda que, sobre o caso, foram tomadas providências junto à Polícia Judiciária da Espanha. É importante ressaltar que, por motivos de segurança, o presidente da Funai optou por sair voluntariamente do local do evento, dada a atitude hostil e agressiva do manifestante. Inclusive, os lamentáveis ataques serão objeto de ação judicial por crime contra a honra e ação de indenização por danos morais.

O manifestante que proferiu de forma agressiva os ataques verbais foi funcionário da Funai até o ano de 2020, tendo sido exonerado na ocasião por não ter cumprido as condições de estágio probatório. Por fim, a fundação reforça que, enquanto instituição pública, calcada na supremacia do interesse público, não coaduna com nenhum tipo de conduta ofensiva, repudia qualquer forma de desrespeito e segue aberta ao diálogo com os diferentes setores da sociedade.

1-Nota de repúdio Funai (4349012)

Atenciosamente,

(Assinado Eletronicamente)

Marcelo Augusto Xavier da Silva

Presidente

Reveja o vídeo do protesto em Madri

O delgado de Polícia Federal licenciado que ocupa o cargo de presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) no governo Bolsonaro, Marcelo Xavier, foi alvo de um protesto em Madri, na Espanha, no dia 21 de julho deste ano. Já são 39 dias do ocorrido. O episódio aconteceu durante a realização da XVI Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Filac), evento promovido pela ONU e que teve como sede um auditório do Ministério das Relações Exteriores da Espanha.

Foi quando o indigenista Ricardo Rao disse, aos gritos e apontando para o dirigente da Funai disse: “Este homem não é digno de estar entre vocês. O Itamaraty é uma vergonha, está sendo babá de miliciano. “Marcelo Xavier é um miliciano. Esse homem é responsável pela morte de Bruno Pereira. Esse homem é responsável pela morte de [Dom] Phillips. Você é um miliciano, Xavier. Bandido, vai para fora”, disse.  Na ocasião, o vídeo desse episódio foi amplamente divulgado na imprensa internacional, no Brasil e nas redes sociais da internet.

A manchete do Grafitti News foi “Sob os gritos de miliciano e de Fora Bolsonaro, presidente da Funai é expulso de evento da ONU na Espanha”, e não está diferente do portal UOL, do jornal Estado de Minas, do Jornal do Brasil e da revisto IstoÉ
Reveja o vídeo que viralizou nas redes sociais na última semana de julho, mostrando a manifestação do indigenista no evento da ONU realizado na capital da Espanha | Vídeo: Redes sociais