fbpx
Início > Ufes oferecerá 899 bolsas para projetos de Iniciação Científica, 254 a mais que em 2021

Ufes oferecerá 899 bolsas para projetos de Iniciação Científica, 254 a mais que em 2021


O valor das bolsas varia de R$ 400 a R$ 700, conforme o edital


A Ufes vai oferecer este ano um número total de 899 bolsas de Iniciação Científica (IC), o que significa 254 bolsas a mais que o total disponibilizado em 2021. Somente junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Universidade conseguiu mais que dobrar o quantitativo de bolsas obtidas, passando de 119 para 252 bolsas. Junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o quantitativo de bolsas de IC também aumentou, passando de 301 para 304. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 6, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

A Diretoria de Pesquisa da PRPPG destaca que, além das bolsas obtidas junto à Fapes e ao CNPq, esse ano o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes contará com bolsas ofertadas pela própria Universidade (225), pelo Fundo de Amparo à Pesquisa da Ufes (58), e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (Sebrae-ES), por meio de um acordo de parceria inédito firmado entre o órgão e a Universidade para a concessão de 60 bolsas.

No gráfico (imagem principal), a linha azul mostra o crescimento do número total de bolsas concedidas nos últimos anos. “É um número recorde de bolsas. Isso demonstra que, passado o período mais crítico da pandemia, houve um reaquecimento no número de projetos inscritos e um crescimento quanto à participação de professores e estudantes na Iniciação Cientifica. Agradecemos às instituições parcerias e ao Comitê Geral de IC pelo apoio a essas iniciativas”, afirma o diretor de Pesquisa, Fábio Partelli.

O gráfico em vermelho indica o número total de inscrições de projetos nos últimos anos. Segundo informações da Diretoria de Pesquisa da da PRPPG, 2022 registrou o terceiro maior número de projetos inscritos desde 2011.