fbpx
Início > Campanha de Lula aciona TSE após a bolsonarista Record definir sabatinas arbitrariamente

Campanha de Lula aciona TSE após a bolsonarista Record definir sabatinas arbitrariamente


Coligação Brasil da Esperança pede que Tribunal determine a realização de sorteio prévio para que entrevista com candidatos à Presidência seja justa


O atual presidente Bolsonaro com o empresário Edir Macedo, dono da bolsonarista Rede Record de TV | Foto: Redes sociais

A Coligação Brasil da Esperança entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (06/09), contra a TV Record. A emissora decidiu por conta própria não adotar o sorteio como regra para escolher a ordem dos candidatos a serem sabatinados entre os dias 23 e 28 de setembro. O método é previsto na legislação eleitoral e visa evitar favorecimentos. Na representação, a Coligação pede que o TSE determine a realização de sorteio prévio e imposição de multa em caso de descumprimento.

Se valendo de argumento próprio, o canal de televisão decidiu começar pelo primeiro colocado nas pesquisas, Lula, depois o segundo, e assim sucessivamente. Acontece que a primeira entrevista foi agendada para ir ao ar numa sexta-feira, dia de menor audiência, enquanto a segunda entrevista está planejada para uma segunda-feira, quando tradicionalmente há uma maior audiência do jornal. Além disso, pela lógica, o último entrevistado terá o privilégio de falar ao eleitorado mais próximo do dia da eleição.