fbpx
Início > O sepultamento do ex-reitor da Ufes e fundador da Multivix, Rômulo Penina, será às 11 horas desta quarta (21)

O sepultamento do ex-reitor da Ufes e fundador da Multivix, Rômulo Penina, será às 11 horas desta quarta (21)


A família não informou qual foi a causa da morte


Rômulo Penina, o ex-reitor da Ufes foi um dos sócios-fundadores da Multivix. Na foto ele inaugura o Campus Vitória da Univix, o NAC – Núcleo de Atendimento à Comunidade Dr. Rômulo Augusto Penina, em 18 de abril de 2018 | Foto: Divulgação/Univix

O sepultamento do ex-reitor da Ufes e sócio fundador da Multivix, Rômulo Augusto Penina, será nesta manhã de quarta-feira (21), às 11 horas, no Cemitério Jardim da Paz, na Serra (ES), onde ocorrerá a cerimônia de cremação. O cirurgião-dentista Penina morreu nesta última noite de terça-feira (20), aos 87 anos. O governador Renato Casagrande (PSB) decretou luto oficial de três dias no Espírito Santo e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) também editou decreto idêntico.

Às 21h41 desta última terça-feira, a Administração Central da Ufes emitiu um comunicado oficial do falecimento do reitor emérito da Universidade, Romulo Augusto Penina. , ocorrido nesta terça-feira, 20. O velório será realizado a partir das 22 horas desta terça e até às 10 horas desta quarta, 21, no Cemitério Jardim da Paz, na Serra, onde ocorrerá a cerimônia de cremação.

A Ufes lembrou que ele se formou como cirurgião-dentista pela Ufes e foi professor da instituição por mais de três décadas e exerceu o cargo de reitor por dois mandatos: de 1980 a 1984 e de 1988 a 1992. “No primeiro mandato, Penina dedicou atenção especial à função social da Universidade, especialmente à assistência hospitalar e ao atendimento para a população carente por meio da clínica integrada odontológica. Em sua gestão também foi implantada a Pré-Escola Criarte, para atendimento aos filhos dos professores, funcionários e estudantes”,m lembrou a Universidade.

Coube a ele ainda a construção da Central de Processamentos de Dados da Ufes e a conclusão de duas grandes obras: o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central. O atual campus de Alegre, então Centro Agropecuário de Alegre, foi beneficiado com a reforma do prédio onde funciona a administração do Centro e a substituição de todo o sistema elétrico, entre outras melhorias. Ainda no período de 1980 a 1984 o reitor emérito consolidou a estrutura física do campus de Goiabeiras com a realização de obras de iluminação, construção das passarelas que interligam os prédios e estacionamentos e paisagismo.

Segundo mandato como reitor

Em seu segundo mandato, de 1988 a 1992, as ações mais significativas se concentraram na política de pessoal e na capacitação nos servidores da área técnica, além do atendimento a demandas emergenciais da época, como a oferta de cursos noturnos; aprimoramento do sistema de vestibular; qualificação de docentes; expansão da pós-graduação e incremento da extensão; e implantação do programa de interiorização com a implantação de cursos de Educação Física em Nova Venécia, e de Matemática, Pedagogia, Letras e Biologia em São Mateus.

“A Ufes também avançou em questões socioculturais com a reforma das instalações físicas e dos equipamentos do Cineclube Universitário, além da realização de eventos como o lançamento de LPs de músicas capixabas. Neste período, investiu ainda em obras como a recuperação da piscina olímpica, a construção do prédio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do auditório do Centro Pedagógico (atual Centro de Educação), e a construção do auditório e laboratórios no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e do ambulatório de odontologia, entre outras”, complementou a Ufes”, prosseguiu.

“Em nome de toda a comunidade acadêmica, a Administração Central da Ufes manifesta sua solidariedade aos amigos e familiares do professor Romulo Augusto Penina e registra sua profunda gratidão por sua contribuição para o desenvolvimento de nossa Universidade”, complementou. Penina foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), cargo que assumiu em 2006. Ele ainda dirigiu a Associação Brasileira dos Institutos de Previdência dos Estados e Municípios.

O atual governador Renato Casagrande usou a sua rede social no Twitter para postar as 21h15 desta terça-feira a seguinte nota: “”Recebi com pesar a notícia do falecimento de meu amigo Rômulo Penina, aos 87 anos, ex-reitor da Ufes e um dos fundadores da Multivix. Natural de Vitória, cirurgião dentista. Um grande capixaba que muito contribuiu para a educação de nosso País. Decretamos luto oficial no ES”. Já a Prefeitura de Vitória emitiu a seguinte nota de pesar: “A Prefeitura de Vitória lamenta o falecimento do senhor Rômulo Penina, que deixou como legado a contribuição para o ensino superior público e particular no Brasil”.  Penina já ocupou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, em governos estaduais anteriores.

Nota da Univix

A Univix, empresa de ensino superior, que tem presença física em sete municípios do Espírito Santo e 350 polos para o ensino à distância no Brasil, emitiu a seguinte nota oficial:

“O Grupo Multivix manifesta imenso pesar pelo falecimento do senhor Rômulo Augusto Penina, cuja trajetória tem profícua ligação com a construção da educação capixaba.

Rômulo foi professor da Ufes durante 35 anos, foi reitor da universidade por dois mandatos, entre outras funções importantes na Universidade. Além disso, foi sócio-fundador da Faculdade Multivix, grande apoiador da educação, marido e pai exemplar.

Neste momento de profunda tristeza, toda a Multivix expressa as mais sinceras condolências à família e amigos.”