
Faltando apenas cinco dias para as eleições 2022, não há nenhuma definição em relação a qual o candidato favorito para o Senado e a opinião de pessoas que já atuaram com a falecida marqueteira Beth Rodrigues, é de que haverá surpresas para o Senado, inclusive com chances para os candidatos de esquerda. Segundo a última pesquisa espontânea para o Senado, divulgada na última quinta-feira (22) pelo Ipec, a direitista Rose de Freitas (MDB) está empatada com o bolsonarista Magno Malta, onde cada um tem apenas 14% dos votos declarados. Já 68% dos eleitores capixabas não tem candidato para o Senado.
A pesquisa espontânea é onde o pesquisador pergunta em quem o eleitor pretende votar. É diferente da pesquisa estimulada, onde o funcionário do instituto de pesquisa mostra ao entrevistado a lista com os nomes dos nove candidatos ao Senado pelo Espírito Santo. A pesquisa Ipec foi encomendada pela Rede Gazeta. A maioria ainda vai definir nesses últimos dias e é nesse período que o eleitor começa a se informar melhor e, nas redes sociais já é possível ver a intensificação dos debates. A rejeição para Magno Malta e na Rose é visível em grupos de WhatsApp de esquerda, apesar da estratégica adotada pela candidata do MDB em, sugerir “voto último”.
Há chance para outros nomes ao Senado, com 68% indefinido
Mas, o passado de Rose, onde na maioria dos projetos de interesse do trabalhador, atuou votando contra e o histórico de mentiras e de hipocrisia religiosas-políticas do ex-pastor evangélico Magno Malta estão provocando calorosos debates. Os petistas mais autênticos já afirmaram e continuam dizendo, mesmo faltando poucos dias para a eleição, de que em Rose de Freitas, uma imposição do atual governador e candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB), não votam. “Os petistas de verdade vão votar em Gilbertinho Campos (PSOL) para o Senado ou nulo. Uma coisa ou outra, mas em Rose jamais”, disse uma das lideranças do PT estadual.
O candidato do PSOL ao Senado, Gilberto Campos, o Gilbertinho, fez uma avaliação sobre a indefinição da eleição no Espírito Santo durante recente entrevista à imprensa divulgada pelas redes sociais. Ele lembra que, diante da indefinição de quase 70% do eleitorado do Espírito Santo, é impossível dizer quem será o eleito no próximo dia 2 de outubro. E ele ainda destaca, que nesse caso, somente no dia da eleição é que vai saber quem será o senador eleito. Essa pesquisa espontânea do Ipec, juntamente com a pesquisa estimulada, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08282/2022.
COMO ESTÁ O CAPIXABA NA VOTAÇÃO PARA O SENADO (PESQUISA ESPONTÂNEA)
Espírito Santo, dado atual do TRE-ES: 2.921.506 eleitores
Para o Senado: Não sabem/não opinou – 57% = 1.665.258 eleitores
Para o Senado: Branco/nulo – 8% = 233.720 eleitores
Para o Senado: Outros – 3% = 87.645 eleitores
Sub-total sem candidato definido: 68% = 1.986.624 eleitores
Rosilda de Freitas (MDB), a Rose – 14% = 409.010 eleitores
Magno Pereira Malta (PL) –14 % = 409.010 eleitores
Erick Musso (Republicanos) – 4% = 116.860 eleitores
Idalécio Carone Filho (Agir) – 2% – 58.430 eleitores
Júlio César Lugato (DC), o coronel Lugato – 0% – 0 eleitores
Gilberto Batista Campos (PSOL), o Gilbertinho – não foi citado
Filipe Siqueira Firmano (PSTU), o Filipe Skiter – 0% – 0 eleitores
Nelson Pinto Ferreira Neto Júnior (Avante),.o Nelson Júnior – não foi citado
Antônio Bugenstab de Lima (PRTB) – 0% – 0 eleitores
Fonte: Pesquisa Ipec/Rede Gazeta divulgada 22 de setembro de 2022