fbpx
Início > Apenas dois deputados federais eleitos pelo ES têm compromisso em defender o trabalhador

Apenas dois deputados federais eleitos pelo ES têm compromisso em defender o trabalhador

A classe trabalhadora terá apenas Helder Salomoão (PT), o mais votado para a Câmara dos Deputado, e Jackeline Rocha (PT) como os dois únicos deputados federais eleitos neste domingo, que tem como objetivo defender o trabalhador | Fotos: Divulgação

A classe trabalhadora do Espírito Santo pouco pode esperar dos 10 novos deputados federais eleitos neste domingo. Apenas dois desses eleitos tem compromissos em defender o trabalhador: O atual deputado federal Helder Salomão (PT), que além de renovar o mandato por mais quatros anos e foi o campeão de votos no Espírito Santo,. com 120.337 votos. Outra nova deputada federal eleita que o trabalhador contará será a Jackeline Oliveira Rocha (PT). Os outros oito eleitos não têm compromisso com o trabalhador e são em sua maioria bolsonaristas.

Entre as decepções para a esquerda capixaba está a eleição do bolsonarista vereador de Vitória (ES) Gilvan Aguiar Costa, vulgo Gilvan da federal, que foi o segundo mais votado, com 87.994 votos. A vantagem de o trabalhador ver a derrota do bolsonarista Neucimar Ferreira Fraga (Progressistas), que foi derrotado, é desfeita com a vitória do pastor evangélico bolsonarista Manoel Messias Donato Bezerra (Republicanos) que foi o último a ter votação que garantisse o cargo de deputado federal.

Os 10 deputados federais eleitos neste domingo no Espírito Santo | Tabela: TSE

Eleito já combateu banheiros unissex em Cariacica, quando foi vereador

Este último teve 42.640 votos e o movimento LGBTQIA+ nada deve esperar dele, já que tem histórico de ataques contra os banheiros unissex em Cariacica, quando foi implantado pelo ex-prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho. Messias Donato é pastor evangélico bolsonarista da Igreja do Evangelho Quadrangular. Donato liderou um movimento barulhento contra os sanitários unissex naquela ocasião.

Os bolsonaristas Evair Vieira de Mello (Progressistas), Josias Mario da Vitória (Progressistas) e Amaro Rocha Nascimento Neto (Republicanos foram reeleitos e deles o trabalhador não pode esperar nada. Esses sempre votaram em todos os projetos de Bolsonaro, que tinha como objetivo final prejudicar na classe trabalhadora. O deputado Paulo Roberto Foleto (PSB), que durante os últimos quatros anos não exerceu o mandato por ocupar cargo

O sexto mais votado é um ilustre desconhecido da maioria dos capixabas. Victor Garozi Linhalis (Podemos) é de Vila Velha (ES), onde ocupa atualmente o cargo de vice-prefeito, mas é desconhecido até mesmo na Grande Vitória. Ele teve 53.483 votos para deputado federal e com essa quantidade foi o sexto mais votado. O quinto mais votado foi ex-prefeito de Viana (ES), Gilson Daniel Batista (Podemos), que foi impulsionado pelo atual governador Renato Casagrande (PSB), que lheu deu um cargo de visibilidade política no primeiro escalão.