Os eleitores capixabas pouco podem esperar de positivo nos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), diante da leva de bolsonaristas eleitos neste último domingo. Além do deputado bolsonarista Lucinio Castelo de Assumção, o capitão Assumção (PL), que ganhou projeção por discursos armamentistas e por fake news, agora o legislativo vai ter entre os novos parlamentares o jovem bolsonarista Lucas da Re Polese (PL), que se notabilizou nas redes sociais por difundir fake news.
Em um desses ataques de difusão de mentiras contra o atual governador Renato Casagrande (PSB), ele ganhou o processo 0005656-32.2021.8.08.0024, que tramita na 7ª Vara Cível de Vitória. É onde Casagrande pleiteia indenização por dano moral. Polese redigiu texto de um outdoor mentiroso, em favor do atual presidente Jair Bolsonaro, onde ele afirma que o governo federal destinou R$ 16 bilhões para o combate à pandemia de Covid-19, quando o governador comprovou que foi R$ 1,34 bilhão.
Deputado eleito já foi motorista de deputado estadual
Outro bolsonarista eleito é o ex-motorista do ex-deputado estadual Euclério Sampaio (União), Denner Januário da Silva, o Denninho (União), que fez carreira política como presidente da Associação de Morares de Goiabeiras, em Vitória. Dali saiu candidato a vereador por Vitória, se elegeu e em 2020 se reelegeu como parlamentar municipal. Agora, terá assento em uma cadeira onde sentava o seu ex-patrão e atual prefeito de Cariacica..
Uma derrota para o legislativo estadual que surpreendeu foi a do médico Hércules Silveira, que mesmo exercendo a política como profissão, gosta de ser chamado de Doutor Hércules (Patriota). Ele, que pertenceu ao PTB, desde as eleições de 2008 estava no PMDB, que posteriormente voltou a se chamar MDB. Por esta última sigla foi eleito deputado estadual em 2010, 2014 e 2018. Nas vésperas das eleições deste ano abandonou o MDB e foi para o Patriota. Teve 23.534 votos e ficou como suplente.
Também entre os novatos Tyago Ribeiro Hoffmann, que enquanto atuava apenas como economista era desconhecido, mas teve as benções do atual governador Renato Casagrande, que o colocou em cargos públicos de projeção e construiu a sua carreira política. Dificilmente ele fará defesa da classe trabalhadora e de minorias nos próximos quatro anos. O mesmo pode esperar os trabalhadores em relação ao mais votado, o ex-prefeito bolsonarista de Colatina, Sergio Meneguelli (Republicanos), que foi o mais votado no Estado ao receber 138.523 votos.
Não foram eleitos os atuais deputados: Hercules Silveira (MDB), coronel Alexandre Quintino (PDT), Luiz Candido Durão (PDT), Bruno Lamas Silva (PSB), Emílio Mameri Neto (PSDB), Marcos Mirando Madureira (Progressistas), Marcos Antonio Mansur, o pastor bolsonarista Marcos Mansur (PSDB.
Derrotados conhecidos: que não se elegeram para deputado estadual
Ex-senadora e ex-presidente da Embratur, Luzia Alves Toledo (Republicanos);
Ex-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra (Republicanos);
Ex-deputado estadual, Sandro Heleno Gomes de Souza, o Sandro Locutor (PP);
Vereador de Vitória, Luiz Emanuel Zouain da Rocha (Cidadania),
presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Davi Esmael Menezes de Almeida (PSD);
Pastor bolsonarista Reginaldo de Almeida (PSC);
Presidente da Câmara de Vereadores de Cariacica, Karlo Aurelioi Vieira do Couto, o Lelo Couto (União Brasil);
Professor da Ufes, Mauricio Abdalla Guerrieri (PT);
Secretária de Estado do governo Casagrande, Lenise Menezes Loureiro (Cidadania);
Ex-deputado Sérgio Camilo Gomes (União Brasil),
Vereador de Vitória, Anderson Goggi Rodrigues (Progressistas);
Ex-deputado Marcelino Ayub Fraga (PSDB);
Vereador de Vitória Aloísio Varejão (PSB);
Vereador de Vitória, Leandro Piquet de Azeredo Bastos (Republicanos);
Ex-presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (PSC);
Jorge Luiz Carreta (PSDB);
Vice-prefeita de Cariacica, Edna Luzia Furtado, a Enfermeira Edna (Patriota);
Coronel PM Carlos Alberto Foresti, (PP);
Vereador de Colatina Jolimar Barbosa da Silva (PSC);
Ex-vereador de Cariacica, Itamar Alves Freire (PSB);