“Assim que recebemos a denúncia, nossa equipe foi ao local. Constatamos uma situação degradante para os animas. Muitos estavam doentes, feridos, expostos a diversas situações de maus-tratos. Agora, com o Pata Vix, eles serão tratados e cuidados”
— Tarcísio Foeger, secretário de Meio Ambiente de Vitória
Os tutores de 16 animais, vítimas de maus-tratos e que foram resgatados pela Prefeitura de Vitória (PMV) da clínica veterinária Dog Hotel Dra Melissa, na Rua Alvim Borges da Silva 296, Jardim Camburi, Vitória (ES), tem até a próxima sexta-feira (21) para resgatar seus animais. Segundo a PMV, os tutores que forem buscar seus pets, resgatados do “hotel” para cachorros, que funcionava clandestinamente, não terão que pagar taxa alguma para reaverem seus animais. Os tutores devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), através dos telefones (27) 3382-6578 ou (27) 99968-9372, em horário de expediente da Prefeitura.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), a proprietária, Melissa Ferreira de Andrade e Silva possui registro naquele colegiado, sob o número 00383, que se encontra em situação “ativo”. Nesta última sexta-feira (14), uma ação da Semmam pôs fim ao sofrimento de 16 animais que estavam em situação de maus-tratos, após o recebimento de denúncia do Ministério Público Estadual (MPES) e promoveu o fechamento do “hotel” para animais que funcionava clandestinamente em Jardim Camburi.
13 cães, 2 gatos e um jabuti, vítimas de maus-tratos, em clínica de veterinária com registro no CRMV-ES
No local, foi constatada a condição de maus-tratos, a insalubridade e a falta de adequação sanitária. O estabelecimento não possuía os alvarás necessários e nem licença ambiental para atuação. A dona do estabelecimento, Melissa Silva, prestou depoimento na Delegacia Regional de Vitória e foi detida. Os animais viviam em situação precárias. Foram resgatados 13 cães, 2 gatos e um Jabuti.
“A proteção e atenção aos animais são prioridade na nossa gestão. Instituímos a primeira política pública permanente de castração de Vitória, pela qual já realizamos mais de 2 mil procedimentos. E, justamente para proteger os animais em situação de risco, lançamos, neste ano, o Programa Pata Vix, que acolhe esses bichinhos e garante que eles tenham uma nova vida. Vitória continuará sendo uma cidade guardiã dos animais”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Acolhimento
Os 16 animais resgatados foram encaminhados ao rancho do Programa de Acolhimento e Tratamento de Animais (Pata Vix) de Vitória. O Programa, lançado pela Prefeitura no dia 10 de agosto, Dia Nacional do Protetor de Animais, acolhe justamente animais em situações de risco, que estão em sofrimento.
“O Pata Vix fez todo o acolhimento dos animais, que estão sendo preparados com vermifugação, para o lar de forma responsável. Após tanto sofrimento, eles terão dignidade. É a Vitoria do respeito a toda forma de vida”, comentou a subsecretária. O Pata Vix é desenvolvido pela PMV, por meio da Semmam, e tem como objetivo fornecer o serviço de recolhimento, transporte, guarda provisória, alimentação, microchip e higiene. Os animais tem atendimento médico veterinário, que vai desde consultas simples a procedimentos cirúrgicos, vacinas e todos os exames necessários de raio-x, ultrassonografia, hemograma, endoscopia e muitos outros serviços.