fbpx
Início > No país onde o atual presidente faz apologia as armas e ignora a ciência, CFC comemora neste sábado (29) o Dia do Livro

No país onde o atual presidente faz apologia as armas e ignora a ciência, CFC comemora neste sábado (29) o Dia do Livro

A Biblioteca Nacional foi fundada no dia 29 de 0utubro de 1810, com o acervo da Real Biblioteca Portuguesa | Foto: Divulgação

Neste sábado (29), é comemorado o Dia do Livro no Brasil. A data ocorre em comemoração ao dia 29 de outubro de 1810. Exatamente há 212 anos atrás a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e se tornou Biblioteca Nacional. Havia no acervo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse, em reiteradas vezes, que pretende fazer ampla distribuição de livros, caso eleito, em resposta ao atual presidente de extrema-direita, que promove ações para a liberação de armas.

Quando veio para o Brasil com a Família Real em 1808, D. João VI trouxe cerca de 60 mil livros, manuscritos, mapas, documentos e outras peças. A partir desse acervo, em 29 de outubro de 1810, foi oficialmente fundada a Biblioteca Nacional (na época, Biblioteca Real), no Rio de Janeiro (RJ). Anteriormente à chegada da Família Real, a impressão de livros era proibida no Brasil, pois Portugal exercia forte pressão sobre a colônia. Porém, quando a corte portuguesa se instalou na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, algumas mudanças fizeram-se necessárias. Foi em tal cenário que, em 13 de maio de 1808, por meio de um decreto assinado por D. João VI, criou-se a Imprensa Régia.

CFC comemora a data

O texto a seguir é de Daniel Bruce/Comunicação CFC

Os livros têm grande importância na vida de todos, porque carregam um mundo de conhecimento das mais variadas áreas. Além da literatura, da fantasia e da ficção que estimulam o imaginário dos leitores.  Neste mês de outubro, no sábado, dia 29, comemora-se o Dia Nacional do Livro e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não poderia ficar de fora dessa celebração.

Seja qual for o gênero, os livros auxiliam no aprimoramento do vocabulário e na organização do raciocínio e, também, no avanço da interpretação textual. Além disso, eles têm forte papel no que diz respeito à escrita, visto que são primordiais para o alinhamento das linhas de pensamento.

Na sede do CFC, em Brasília (DF), há um espaço inteiro dedicado a eles: a Biblioteca. O local, além de ser disponibilizado aos profissionais da contabilidade, também é aberto ao público em geral. Para o uso da biblioteca, basta se identificar na portaria do CFC com um documento oficial com foto.

Para os leitores assíduos, no portal do CFC, é possível consultar o catálogo on-line do Conselho e acessar o regulamento da biblioteca. Assim, celebrar o Dia Nacional do Livro torna-se muito mais prazeroso, com acesso a variadas publicações, de maneira rápida, fácil e organizada.  Só no acervo digital são 12.802 títulos, 548 livros, 10.497 artigos de periódicos e 1757 eventos (trabalhos). Escolha a sua leitura e comemore com o CFC!

Serviço:

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h.

Endereço: Edifício Conselho Federal de Contabilidade.

SAS Quadra 5 Lote 3 Bloco J – 5º Andar – Brasília / DF.

Telefone: (61) 3314 9612 / 9660.

E-mail: biblioteca.cfc@cfc.org.br