fbpx
Início > Comunidade LGBTI+ parabeniza Lula e Alckmin e se propõe a formar parceria

Comunidade LGBTI+ parabeniza Lula e Alckmin e se propõe a formar parceria

A Aliança Nacional LBGTI+ emitiu nota oficial nesta semana para parabenizar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), pela vitória no último domingo (31). Enquanto no atual governo Bolsonaro, foram promovidos ataques contra a comunidade LGBTI+, inclusive com cortes nas verbas para a aquisição de medicamentos para pessoas em tratamento de HIV/Aids, o novo Goveerno Lula/Alckmin sinaliza dias melhores para a comunidade.

“Assim, considerando as políticas públicas aplicadas durante os mandatos anteriores de Lula enquanto presidente, e de Geraldo Alckmin enquanto governador do estado de São Paulo,  considerando os compromissos assumidos durante a campanha que transcorreu neste ano de 2022 pelo presidente Eleito, considerando que tais compromissos também versam sobre a garantia dos direitos humanos e cidadania plena da população LGBTI+, promoção ampla da cultura, busca pelo crescimento econômico de forma sustentável, enfrentamento à fome, entre outros, a Aliança Nacional LGBTI+ manifesta seus votos de congratulação ao presidente e vice eleitos”, diz trecho da nota.

Através da entidade nacional, a Aliança Nacional LGBTI+, a comunidade diz em seu comunicado que: “Estamos à disposição para reconstruir o tripé da cidadania LGBTI+: queremos uma coordenação LGBTI+ fortalecida na estrutura do governo federal, com equipe e orçamento; o Conselho Nacional com ampla participação da sociedade civil; um plano LGBTI+ de governo envolvendo a educação, a saúde, a segurança pública, a cultura, a empregabilidade…  No Legislativo, precisamos de apoio para aprovar o Estatuto da Diversidade e o Estatuto das Famílias.  

Leia a íntegra da Nota Oficial da Aliança Nacioonal LGBTI+:

NOTA OFICIAL DA ALIANÇA NACIONAL LGBTI+ de congratulações ao presidente Lula e ao vice-presidente Alckmin pela sua eleição

Desarmar os espíritos, unir a nossa nação!

Com exatos 60.345.999 votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para exercer um terceiro mandato como Presidente da República Federativa do Brasil, agora, ladeado por Geraldo Alckmin como seu Vice.

Parabenizamos pelo trabalho gigante de construir uma coligação envolvendo 10 partidos políticos e, no segundo turno, fazer uma ampla articulação com setores democráticos

Nós que integramos o movimento LGBTI+, composto por diversas redes e organizações, participamos de vários movimentos voltados para a defesa da democracia, como o Direitos Já, o Pacto Pela Democracia, o Movimento Suprapartidário, o Movimento Amplo LGBTI+, o Movimento 227, entre outros. Estamos juntos/as na luta pela cidadania plena das pessoas LGBTI+, das mulheres, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das pessoas indígenas, das pessoas vivendo com HIV/aids, entre outras.

Sua vitória foi ampla, gigante e impressionante. Foi uma vitória de Davi contra Golias: utilização de programas sociais com objetivo eleitoral, no valor estimado de R$ 86 bilhões; o “orçamento secreto”; uma máquina enorme de fake News; igrejas sendo utilizadas como comitês eleitorais, entre outras estratégias.

Parabéns por estar reconquistando a credibilidade do Brasil no exterior. Suas conversas com o presidente Biden e com o presidente Macron foram espetaculares.

No seu discurso da vitória, foi linda sua afirmação de que vai ouvir a sociedade através das conferências e dos conselhos

Assim, considerando as políticas públicas aplicadas durante os mandatos anteriores de Lula enquanto presidente, e de Geraldo Alckmin enquanto governador do estado de São Paulo,  considerando os compromissos assumidos durante a campanha que transcorreu neste ano de 2022 pelo presidente Eleito, considerando que tais compromissos também versam sobre a garantia dos direitos humanos e cidadania plena da população LGBTI+, promoção ampla da cultura, busca pelo crescimento econômico de forma sustentável, enfrentamento à fome, entre outros, a Aliança Nacional LGBTI+ manifesta seus votos de congratulação ao presidente e vice eleitos.

Estamos à disposição para reconstruir o tripé da cidadania LGBTI+: queremos uma coordenação LGBTI+ fortalecida na estrutura do governo federal, com equipe e orçamento; o Conselho Nacional com ampla participação da sociedade civil; um plano LGBTI+ de governo envolvendo a educação, a saúde, a segurança pública, a cultura, a empregabilidade…  No Legislativo, precisamos de apoio para aprovar o Estatuto da Diversidade e o Estatuto das Famílias.  

Desejamos a ambos um mandato profícuo, próspero, com ampla participação popular, capaz de pacificar o país, que traga de volta ao coração da sociedade a esperança de tempos melhores.

Nos colocamos à disposição para dialogar, participar e reconstruir o Brasil

Deixamos ainda para reflexão, um trecho do discurso proferido em São Paulo no dia 07 de abril de 1889 por Antônio da Silva Jardim, advogado, abolicionista que viveu entre 1860 e 1891:

“A política, senhores, não é principalmente uma obra de inteligência, e de sentimento, a política é sobretudo uma obra de caráter. Ao homem político exige-se, como condição primeira, não tanto uma afetividade excepcional e sim um vasto e excepcional caráter. E se o caráter do homem político salienta-se nas épocas de governo pela prudência, nas épocas de revolução deve impor-se pela energia, pela audácia”

1 de novembro de 2022

Toni Reis

Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Rafaelly Wiest

Diretora Administrativa da Aliança Nacional LGBTI+

Claudio Nascimento

Diretor de Políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI+

Patrícia Mannaro

Secretária Geral da Aliança Nacional LGBTI+

Amanda Souto Baliza

Coordenadora Jurídica da Aliança Nacional LGBTI+

Gregory Rodrigues Roque de Souza

Coordenador Nacional de Comunicação da Aliança Nacional LGBTI+

Lucas Siqueira Dionísio

Coordenador da Área da Juventude da Aliança Nacional LGBTI+

Robson Sangalo

Coordenador Adjunto de Comunicação da Aliança Nacional LGBTI+

Joao Renato Leone Bonaldi

Colaborador da Área de Notas e Moções da Aliança Nacional LGBTI+

Luciano Blasius

Coordenador Nacional de Segurança Pública da Aliança Nacional LGBTI+

Eduardo Valentino

Coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBTI+ em Franca/SP