Até agora a Polícia Militar do Espírito Santo não retirou os bolsonaristas, que ocupam a Prainha em Vila Velha (ES), dificultando a instalação da Vila Natalina.
Alimentados pelo “gabinete do ódio”, os bolsonaristas continuam ocupando a Prainha e dificultando que a Prefeitura de Vila Velha (PMVV) instale no local a Vila Natalina. O cronograma oficial dos festejos prevê a inauguração nesta sexta-feira (25). Vivendo em um mundo paralelo, ao ver nesta última segunda-feira (21), às 23h20, a chegada de um caminhão para montagem dos equipamentos, o grupo protestou.
Como é de praxe, acusaram o governador Renato Casagrande (PSB), que nada tem a ver com os enfeites natalinos da Prefeitura, além de fazerem acusações contra o prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho (Podemos) de instalar no local um “parque de diversão”.
Parquinho temático de Papai Noel
O informativo da PMVV, publicado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no último dia 17, tem a notícia oficial com o seguinte título: “Prainha contará com Vila Natalina a partir do dia 25.” A informação é de que a partir do próximo dia 25 de novembro, às 18h, a Vila Natalina Vila Velha 2022 será aberta ao público no Parque da Prainha, onde já foi instalada a Casa do Papai Noel. O noticiário oficial pode ser conferido clicando neste link.
Segundo a PMVV, o local está recebendo uma decoração com árvore multicolorida de 23 metros de altura, iluminação cênica, carrossel com quatro cavalos, roda gigante de 20m com 30 cabines, parquinho temático e túnel de luz de 15m de comprimento, com efeitos especiais que simulam a neve. O horário de funcionamento da Vila será de segunda a sexta, das 18 às 23h, e sábado e domingo, das 12 às 23h. “O prefeito Arnaldinho Borgo disse que toda a programação foi pensada para acolher os moradores da cidade e turistas de forma segura. Além disso, todas as regiões de Vila Velha serão contempladas”, diz a nota.
Participação das escolas municipais
“Estamos democratizando o natal de Vila Velha pelo segundo ano seguido, levando a programação para todas as regiões da cidade. A mesma programação, com o mesmo carinho e dedicação do bairro de menor poder aquisitivo ao maior, sem distinção. Essa é a cidade que queremos para todos. As escolas participaram da confecção das árvores de natal que estarão por toda a Vila Natalina, a maior do Espírito Santo, cheia de atrações imperdíveis, para que o espírito de paz, união e pensamentos positivos, tome conta de nossa cidade”, comentou o prefeito.
Todas as 109 escolas municipais da rede de ensino de Vila Velha participam da ornamentação da Vila Natalina. Uma novidade para este ano é que cada árvore terá um QR Code, contando a inspiração da árvore, informações da escola e dos alunos participantes.
Além da Vila Natalina no Parque da Prainha, diversos trechos da orla e 26 bairros vão receber iluminações cênicas. Entre os locais estão Itapuã, Praia da Costa, Centro, Praia das Gaivotas, Coqueiral de Itaparica, Praia de Itaparica, Normília da Cunha, Ibes, Araçás, Jardim Colorado, Guaranhuns, Novo México, Barra do Jucu, Riviera da Barra, Santa Paula II, Vale Encantado, Ponta da Fruta, Paul, Glória, Barramares, Zumbi dos Palmares, Cobilândia, Vila Nova, Cocal, Aribiri e Santos Dumont.
Caravana
O Natal vai chegar em todas as regiões de Vila Velha. Também a partir do dia 25 de novembro, sempre às 19h30, a Caravana Natalina vai circular por 23 bairros. De acordo com o secretário executivo de Cultura e Turismo, Cícero Ribeiro, “a programação foi pensada para que as pessoas possam vivenciar a magia do Natal na principal área de eventos da cidade ou perto de casa, tornando esse momento de festejos em algo mais democrático e social”.
“As cinco regiões da cidade vão receber a Caravana, que consiste em um mini trio elétrico decorado, onde o Papai Noel vai chegar em cada local, junto com personagens natalinos e infantis. Os bairros que vão receber a comitiva estarão enfeitados. O maior destaque desse momento é o espírito de coletividade, onde muitos puderam contribuir, deixar sua digital para que a cidade tenha um momento de esperança”, explicou Cícero.
Programação completa da Caravana Natalina:
25/11 – Prainha (Vila Natalina)
26/11 – Guaranhuns – entre a Av. Sérgio Cardoso e Rua Dório Silva
27/11 – Praia da Costa – Praça Bom Pastor
30/11 – Zumbi dos Palmares – Nova praça (Rua Margarida)
01/12 – Vale Encantado – Praça Cristalina
02/12 – Araçás – Praça principal (entre ruas Seul e Argel)
03/12 – Normília da Cunha – Av. Antônio Elias do ES (ao lado do campo de futebol)
04/12 – Paul –Praça Antenor Fassarela
05/12 – Barramares – Praça Zelinda Regina Biazutti Leite
06/12 – Ibes – Praça Assis Chateaubriand
07/12 – Novo México – Entre a Rua Rosas de Ouro e Rua do Beijo
09/12 – Ponta da Fruta – Parque da Baleia
11/12 – Praia de Itaparica – Praça dos Ciclistas
12/12 – Riviera da Barra – Praça principal (Av. Vitória)
15/12 – Barra do Jucu – Praça Pedro Valadares
16/12 – Glória – Praça do Chocolate
17/12 – Santa Paula II – Praça principal (Av. Dr. Dório Silva)
19/12 – Jardim Colorado – Entre as ruas Cravo e Jasmim
20/12 – Itapuã – Praça Agenor Moreira
21/12 – Cobilândia – Praça Deus Pai
22/12 – Coqueiral de Itaparica – Praça principal (H12)
23/12 – Praia das Gaivotas – Praça Bené Marques