Um homem jovem com roupas camufladas invadiu duas escolas da Praia de Coqueiral, em Aracruz (ES), portando uma pistola, iniciou um tiroteio atingindo mortalmente três vitimas e deixando outras três feridas. Este é o saldo inicial do atentado, que fez com que o governador Renato Casagrande (PSB), que se encontrava em São Paulo (SP), participando de um evento entre governadores que debatia o pacto federativo e a reforma brasileira, voltasse com urgência par o Espírito Santo.
As autoridades policiais ainda não têm maiores informações para oferecer à imprensa. O que se sabe até o momento é que o atirador invadiu as escolas por volta das 9h30 desta sexta-feira (25) nos colégios Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti e na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral (CEPC) atirando para matar. Após promover o tiroteiro, ele saiu em um veículo da marca Renault Duster, de cor dourada. As placas estavam cobertas copm adesivos. A Polícia Militar se encontra fazendo buscas na região, na procura do criminoso.
No colégio particular não havia nenhuma proteção aos alunos e professoras. De acordo com as imagens de câmeras de segurança, o portão estava encostado e a porta principal aberta, sem nenhum segurança. O criminoso não teve nenhuma dificuldade para entrar. Já no colégio público, ele arrombou o cadeado para ter acesso. O governador Casagrande disse em um vídeo que divulgou nas redes sociais que voltou ao Estado para acompanhar de perto a apuração, no intuito de “alcançar esses responsáveis.” Ele ainda disse que determinou a ida dos secretários de Segurança Pública e da Educação para a Praia de Coqueiral, para colaborar com as investigações.
Atualização:
O secretário da Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, coronel PM Márcio Celante Weolffel disse que são três mortos, incluindo duas professoras e uma menina de 9 anos e 11 feridos. Ele disse que a Polícia Civil e a Militar do Estado estão empenhadas em capturar esse criminoso. Os feridos estão sendo atendidos no Hospital São Camilo, em Aracruz, e no Jayme Santos Neves, na Serra (ES) e outros estabelecimentos hospitalares da região metropolitana de Vitória.
Atualização 2:
O governador Renato Casagrande está em trânsito o chefe do Executivo estadual está em trânsito, vindo de São Paulo, onde interrompeu uma reunião que discutia o pacto federativo, para ficar na Sala de Situação. Esse será o centro de operação que foi criado exclusivamente para debater as providencias a serem tomadas na solução desse crime. A previsão é que Casagrande chegue no meio desta tarde e às 16 horas já esteja à frente da operação.
Atualização 3:
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ao tomar conhecimento da tragédia que ocorreu nesta manhã em Araruz, postou 8uma mensagem de solidariedade às famílias desse crime e ofereceu apoio ao governador Casagrande na apuração do caso e no amparo às comunidades das duas escolas atingidas.
Atualização 4:
O governador Renato Casagrande acabou de anunciar a prisão do autor do atentado que matou três pessoas e feriu 11 pessoas. Trata-se de um adolescente. O criminoso está sendo levado, detido, para a Delegacia de Polícia de Aracruz. Maiores detalhes serão dados em breve. O governador, através de sua conta no Twitter, anunciou que decretou três dias de luto oficial no Espírito Santo.
Atualização 5:
O adolescente que assassinou três pessoas e feriu outras 11 já chegou apreendido na Delegacia de Polícia de Aracruz. No momento está dentro de um camburão, para ser levado para dentro e ser ouvido pelos policiais. O assassino é filho de um tenente da Polícia Militar.
Atualização 6:
Através de um comunicado dado às 15h44 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de vitimas do ataque de Aracruz se elevou de 11 para 16, sendo mantido o número de três vitimas fatais. Segundo a Sesa, os pacientes foram distribuídos da seguinte forma: A) Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves: 3 mulheres, sendo 2 transferidas por helicóptero e uma por ambulância terrestre. Todas apresentam quadro grave e estão em centro cirúrgico. B) Hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória”: 2 crianças, sendo uma criança gravíssima e uma criança que obteve o primeiro atendimento no Hospital São Camilo – e em seguida foi encaminhada para esse hospital estadual. C) Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”: uma mulher apresentando perfuração de bala na perna, com quadro estável. Ela está em trânsito para essa unidade. As demais vítimas foram atendidas e liberadas sem apresentar gravidade.
Atualização 7:
O governador Casagrande concederá entrevista à imprensa dentro de cinco minutos no refeitório da Escola Estadual Primo Bitti, um dos colégios atacados pelo criminoso em Aracruz .