O que chamou atenção entre os itens exportados foi a pimenta, que ocupou a nona participação entre os principais produtos vendidos para o exterior. Em novembro último a exportação de pimenta representou um faturamento de US$ 12,85 milhões (R$ 66,38 milhões)
Segundo dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) nesta semana, o Espírito Santo teve no último mês de novembro uma participação de 2,80% nas exportações brasileiras, representando um volume de US$ 716,79 milhões (R$ 3,7 bilhões). Os produtos da pauta de exportação pelo Estado são os tradicionais (minério, produtos de ferro e aço, café, rochas ornamentais e café solúvel), mas o chama atenção é o item “pimenta e pimentões”, que ocupa a nona posição e representou um faturamento, apenas em novembro, de US$ 12,85 milhões (R$ 66,38 milhões).
O IJSN destaca que do total exportado no último mês, houve uma elevação no volume de receita de 12,59% em relação ao mês anterior (outubro)., mas uma redução de 25,28% quando comparado com novembro de 2021. No acumulado no ano até novembro, as exportações apresentaram uma queda de 4,37%, frente a igual período do ano antecedente.
“O crescimento nas exportações capixabas, na passagem de outubro para novembro de 2022, foi puxado pelas vendas de produtos básicos, que apresentou contribuição relativa de +10,81 pontos percentuais (p.p.) para o crescimento do período, de +12,59%. Também houve incremento nas vendas de produtos manufaturados, que contribui com +3,26 p.p., enquanto os produtos semimanufaturados apresentaram queda, nesse período, contribuindo negativamente com -1,48 p.p”, diz o IJSN em sua análise.
Os Estados Unidos permaneceram no topo do ranking dos destinos das exportações capixabas em novembro de 2022, com 20,98% do valor total, mesmo com a contração de -28,22% frente ao mês anterior, implicando em uma contribuição relativa de -9,29 p.p. para a variação total do período. Por outro lado, a Malásia, que ficou no segundo lugar e a Bélgica, que ficou no quarto lugar do ranking, de novembro de 2022, apresentaram contribuições relativas positivas, de +4,51 p.p. e +7,75 p.p., respectivamente.
Os principais destaques das vendas destinadas aos Estados Unidos, em novembro de 2022, foram rochas ornamentais trabalhadas (28,49%), produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (23,71%), celulose (21,17%) e minérios de ferro e seus concentrados (12,26%). As exportações do Espírito Santo para a Malásia concentraram-se em óleos brutos de petróleo (99,82%) e para a Bélgica, em produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (99,43%). Enquanto para a Argentina, que ficou no terceiro lugar do ranking, no período, destinaram-se, principalmente, minérios de ferro e seus concentrados (85,37%) e café em grãos (9,33%).
Importações feitas através do ES em novembro
O valor das importações brasileiras feitas através do Espírito Santo representou, em novembro US$ 904,10 milhões (R$ 4,67 bilhões). Com relação às importações brasileiras que entraram através do Espírito Santo, destaca a China, como sendo o maior exportador. A participação dos chineses no total das compras internacionais feitas através do Estado teve a participação de 26,89% (US$ 243,14 milhões ou R$ 1,26 bilhão).
Em seguida, vem a Austrália (12,08%), Argentina (11,90%), Estados Unidos (10,68%), Alemanha (4,30%), México (4,29%), França (3,33%), Uruguai (2,28%), Eslováquia (2,22%), Bélgica (2,17%) e demais países (19,85%).
De acordo com o IJSN, em novembro de 2022, as importações capixabas apresentaram expansão de +12,82% contra o mês antecedente e +27,27% frente a novembro do ano passado. No acumulado de janeiro a novembro de 2022, frente ao mesmo período de 2021, as compras externas apresentaram alta de +50,44%.
“O crescimento nas importações capixabas, na passagem de outubro para novembro de 2022, foi puxado pela categoria de bens intermediários, que contribuiu com +9,87 pontos percentuais (p.p.) para a variação total de +12,82%, do período. Também houve incremento na categoria de combustíveis e lubrificantes (+6,88 p.p.) e de bens de consumo (+1,06 p.p.) Por outro lado, esse avanço foi contrabalanceado pela contração nas compras de bens de capital (-4,84 p.p.)”, informa o IJSN.
As importações provenientes da China, em novembro de 2022, foram equipamentos de comunicação/máquinas e aparelhos elétricos (32,94%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e partes (28,96%), veículos, partes e acessórios (9,89%) e filamentos sintéticos ou artificiais (3,23%). As compras originadas na Austrália foram concentradas em combustíveis, óleos minerais e matérias betuminosas (98,50%), enquanto da Argentina foram importados, principalmente, veículos, partes e acessórios (74,47%), produtos da indústria de moagem (16,14%) e laticínios (6,61%).
Já as mercadorias que vieram dos Estados Unidos, destacaram-se as compras de combustíveis, óleos minerais e matérias betuminosas (44,62%), aeronaves, aparelhos espaciais e partes (25,92%), equipamentos de comunicação/máquinas e aparelhos elétricos (9,36%) e máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, e partes (8,96%.