A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Pós-Com) da Ufes e aluna egressa do curso de Cinema e Audiovsiual da Ufes, Roger Ghil, vai estrear o filme Remendo no 52º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda. O festival acontece entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro de 2023. A produção do curta metragem contou com o apoio do Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), Museu Capixaba do Negro (Mucane), Hotel Faraóh, Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Governo do Espírito Santo.
O projeto do filme, fruto de seu trabalho de conclusão de curso da graduação, faz parte da sessão Ammodo Tiger Short Competition, onde 25 filmes curta-metragens competem entre si por três prêmios iguais de €5,000 (cinco mil euros). Outras informações sobre o filme estão disponíveis no site do festival ou no perfil da artista (@rogerghil) no Instagram.
Enredo
Remendo conta a história de Zé, um homem preto de meia idade que tem uma oficina de eletrodomésticos na periferia de Vila Velha e está em busca de amor. Enquanto uma nova inquilina chega no prédio de sua mãe, e ele recorre a divindades para tentar resolver seus problemas amorosos e sua autoestima, enfrentando os traumas invisíveis do colonialismo para encontrar um novo tipo de liberdade.
Roger Ghil celebra a seleção para o festival propondo uma reflexão sobre a identidade das pessoas brasileiras: “O filme diz muito sobre o lugar de onde as pessoas o assistem. Para algumas será doloroso, para outras uma comédia pastelão. Como um grande espelho, o filme nos convida a questionarmos os nossos apegos e nos oferece uma reflexão: porque você insiste em remendar uma coisa que não tem mais jeito?”, diz a artista.