A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
De um total de 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (TF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Espírito Santo, oito buscas e apreensões e quatro mandatos de prisão foram realizados entre terroristas e golpistas capixabas. A PF não revelou detalhes, nem o nome dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Um dos presos no ES é um empresário de Vila Velha
A imprensa conseguiu apurar que no Espírito Santo um desses destruidores de patrimônio público é o empresário Valfrido Chieppe Dias, dono da empresa Forte Link e que já foi policial militar e foi preso em Ilha das Flores, em Vila Velha ES). Ainda houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Vila Velha (ES) e um outro em Cariacica (ES). Não foram citados quais são os outros com mandato de prisão ainda em berto e nem quais os bairros onde foram cumpridas os mandatos de busca e apreensão pela PF no Espírito Santo.
Segundo a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.”
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. A PF pede a quem tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília (DF), para que encaminha as informações para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
Tabela divulgada pela PF:
Mandados de busca e apreensão
SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4
Mandados de prisão
SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2