fbpx
Início > Sindipúblicos lança nesta quarta-feira (1º) a Campanha Salarial em ato na Ales

Sindipúblicos lança nesta quarta-feira (1º) a Campanha Salarial em ato na Ales


De acordo com o Sindicato, as perdas salariais calculadas pelo Dieese, com base no IPCA/IBGE de janeiro a dezembro de 2022, são de 26,93%, subtraídos os dois reajustes concedidos pelo Governo Casagrande de 3.5% em 2019 e de 6% em 2022, somados 3% referente a alteração da alíquota previdenciária prevista na Lei 931/2019


Nesta manhã de quarta-feira os servidores públicos estaduais iniciam campanha salarial na galeria da Ales | Foto: Arquivo/Ales

O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo denominado (Sindipublicos-ES) está anunciando o lançamento da campanha salarial deste ano para os servidores da administração direta e indireta, a partir desta quarta-feira (1º). Serão realizadas várias ações e mobilizações e a primeira será um ato público na galeria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), nesta quarta, a partir das 8h30, quando a pauta da categoria será encaminhada aos deputados que tomam posse.

A atividade é uma das tarefas definidas no VII congresso do Sindipúblicos realizado em agosto de 2022. Os trabalhadores das secretarias, órgãos, autarquias, institutos, empresas e fundações públicas construíram e aprovaram um plano de lutas contendo as pautas necessárias para recuperar a dignidade dos trabalhadores cuja atuação se faz presente no cotidiano do capixaba e que não faltou um dia sequer durante todo o difícil período da pandemia da Covid-19.

Convocação do Sindipublicos para Assembleia Geral Extraordinária nesta quarta-feira, no Legislativo Estadual | Imagem: Sindipublicos

Valorização e perdas salariais

A dedicação dos servidores para com a população capixaba precisa ser valorizada constantemente, assim como qualquer categoria da classe trabalhadora. Valorização essa no sentido da recomposição das perdas inflacionárias, tanto na remuneração quanto nas verbas indenizatórias como auxílio-alimentação e diárias. Também pelo estabelecimento de uma data base, da mesa de negociação, da valorização e reconhecimento de nossos aposentados e pensionistas, pelo pagamento dos precatórios e todos os direitos que a maioria dos trabalhadores brasileiros têm e que são negados ao servidor capixaba.

O plano de lutas, toda a estratégia, bem como o desejo de se organizar através do Sindipúblicos para lutar pelos direitos da categoria são consequência do abandono que vem se aprofundando nos últimos 20 anos. Segundo estudo do Dieese, as perdas somadas nesse período ultrapassam os 50%. Só no último governo Casagrande foram de 20,43%*, a maior em todo período.

Neste 1º de fevereiro também marca o retorno das atividades na histórica Assembleia Legislativa do Espírito Santo, conhecida como a Casa do Povo. “Sabemos que nós servidores sempre dependemos de amplo apoio para que nossas demandas sejam atendidas. E é por isso que o lugar, o espaço no qual vamos lançar a campanha que marca o início da reorganização dos servidores, se dará junto aos deputados e deputadas eleitos pelo voto desse mesmo povo que o servidor se dedica”, diz a entidade em nota.

“É recebendo respeitosamente os parlamentares em seu primeiro dia de trabalho que entregaremos nosso conjunto de demandas, estreitando as relações e ampliando nosso diálogo com os representantes eleitos democraticamente pelas urnas”, prossegue.

“É nesse espaço popular e democrático que iniciaremos a nossa campanha salarial com mobilização nos espaços, nas bases e nas redes sociais. Para que seja possível e tenha resultado, é determinante a participação em massa, o engajamento nas publicações, materiais e notícias para que nossas pautas rompam barreiras e alcancem amplos setores da sociedade capixaba”, conclui.