fbpx
Início > Entidades Lgbti+ são recebidas pelo vice-presidente da República

Entidades Lgbti+ são recebidas pelo vice-presidente da República

Na foto, o vice-presidente Geraldo Alckmin está no centro, em pé, rodeado pelas lideranças do movimento lgbti+ brasileiro | Foto: Divulgação/Aliança LGBTI+

O vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu nesta última terça-feira (31) entidades nacionais de defesa e promoção dos Direitos Lgbti+ e suas famílias. Foi solicitado o apoio do vice-presidente da República para a orientação e a articulação intersetorial e transversal das políticas públicas para a cidadania Lgbti+ no Governo Federal e no fomento dessas políticas nos estados e municípios.

No encontro organizado pela Aliança Nacional Lgbti+, com a participação de várias redes nacionais e entidades Lgbti foi pedido apoio ao vice-presidente para somar esforços na garantia da participação do movimento social na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. A participação social é fundamental para que as políticas públicas estruturadas estejam atentas a necessidade e as especifidades da população Lgbti+.

Alckmin assumiu compromosso

O vice-presidente assumiu o compromisso de fazer interfaces com os ministérios no sentido fortalecer a nossa agenda por direitos e para orientar a transversalidade, a interseccionalidade e a intersetorialidade nessas políticas. Dentre as políticas apresentadas ao vice presidente, foi solicitado o apoio na criação de um plano nacional de cidadania Lgbti+ com ações nos ministérios e um sistema nacional de proteção aos direitos humanos Lgbti+.

Estiveram presentes no encontro Toni Reis, presidente da Aliança Nacional Lgbti+; Cláudio Nascimento, diretor de Políticas Públicas da Aliança (Aliança), presidente do Grupo Arco-Íris Rio e coordenador da Rede GayLatino; Jaqueline Gomes de Jesus, presidenta da Associação Brasileira de Estudos da TransHomocultura; Rafaelly Wiest, diretora administrativa da Aliança; Valdirene Santos, presidenta do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Lgbti+; Amanda Baliza, coordenadora Jurídica da Aliança.

Também participaram do encontro Gregory Rodrigues, coordenador de Comunicação da  Aliança; Amanda Anderson, presidenta do PDT Diversidade; Messias Mendonça, presidente do Conselho Est. LGBTI de Alagoas;  Thamyres Nunes, presidente da ONG Minha Criança Trans; Daniel  Abreu, da Universidade Fed. de Goiás; Ernane Alexandre, superintendente de Políticas LGBTI do Rio; Renato Viterbo, vice presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTI de SP (APOLGBT/SP); Nelson Matias, membro do Conselho da APOLGBT/SP; Sayonara Nogueira, diretora da Rede Trans Brasil; Euclides Cabral, integrante do Conselho Lgbti+ de Uberlândia; Marcelo Nascimento, Movimento Lgbti+ de Alagoas.