fbpx
Início > Médico brasileiro Jarbas Barbosa começa trabalho à frente da OMS nas Américas

Médico brasileiro Jarbas Barbosa começa trabalho à frente da OMS nas Américas


Novo líder da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), assinala cenário epidemiológico complexo na região e aposta em fortalecer sistemas de saúde e reduzir risco de futuras pandemias no pós-Covid-19


Novo dirigente da Opas, Jarbas Barbosa, destaca o risco de surtos e epidemias nas Américas | Foto: -Divulgação/Opas

O médico brasileiro Jarbas Barbosa assume o posto de diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Para ele, trata-se de um período em que os países da região enfrentam um cenário epidemiológico complexo, com a persistência de doenças transmissíveis. Barbosa sucede a Carissa F. Etienne, da Dominica, que liderava a organização desde 2012. Ele foi eleito pelos Estados-membros da Opas em setembro de 2022, durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, nos Estados Unidos. A Opas atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, chefiou a delegação brasileira que acompanhou a cerimônia de posse, que ocorreu nesta semana. De acordo com a Agência Brasil, em nota, os ministérios das Relações Exteriores e da Saúde destacam que a posse de Barbosa reforça o compromisso do Brasil “com a cooperação e a solidariedade interamericanas para a realização do direito de toda pessoa de desfrutar o mais elevado nível possível de saúde física e mental. Reforça, ainda, seu papel no cenário internacional de saúde, que tem no Sistema Único de Saúde (SUS) uma referência mundial de sistema público universal”.

Quem é Jarbas Barbosa

Jarbas Barbosa é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, secretário estadual de Saúde de Pernambuco e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia.

Iniciou sua carreira na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Antes de se tornar diretor assistente, Jarbas foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2015 a 2018.

Fim da pandemia e recuperação

Segundo nota emitida pela ONU à imprensa, o novo chefe da Opas destacou ainda o risco de surtos e epidemias nas Américas, associado ao aumento de doenças crônicas, aos danos causados por acidentes de trânsito, à violência e aos impactos da mudança climática. Ao ser empossado, em Washington, Jarbas Barbosa disse que a região precisa de sistemas de saúde fortes e resilientes que possam desempenhar de forma adequada todas as funções essenciais do serviço público.

O médico brasileiro assumiu o compromisso de atuar em parceria com os países-membros pelo fim da pandemia e garantir a recuperação de sistemas de saúde mais fortes do que antes da crise. A nova ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, compareceu à posse assim com outros altos funcionários da região incluindo o chefe da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro.

Pilares do mandato

Barbosa revelou os cinco pilares para seu mandato. O primeiro é acabar com a pandemia incluindo com vigilância e vacinas, que já existem nos países. Outra prioridade é aplicar as lições aprendidas para se preparar contra futuras emergências de saúde.

O novo diretor da Opas quer assegurar acesso rápido e equitativo a inovações em saúde para todos os países da região, construir sistemas nacionais de saúde resilientes com base na atenção primária e reforçar a capacidade do braço da OMS nas Américas para ajudar os Estados-membros.

O líder da agência disse a pandemia destacou a importância da saúde universal para o público e para os chefes de Estado como nunca. A predecessora de Jarbas Barbosa, Carissa Etienne ressaltou a “experiência técnica excepcional, políticas astutas, pragmatismo e sabedoria de anos de experiência no Brasil e em nível internacional”.

Para o secretário da Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Xavier Becerra, Barbosa assume a liderança da organização é desafiador com lições da Covid-19 para colocar em prática e tendo em mente que “a próxima emergência de saúde pode estar à espreita.”